Novas regras de rotulagem buscam combater o consumo excessivo de açúcar, gordura e sódio nos alimentos.
A Anvisa implementou novas regras de rotulagem de alimentos que incluem alertas sobre excesso de açúcar, gorduras saturadas e sódio nas embalagens de ovos de Páscoa. Esta é a primeira Páscoa desde a entrada em vigor das novas regras em outubro de 2022.
Embalagens de marcas como Ferrero Rocher e Lacta exibem os alertas, bem como opções infantis, como Kinder Ovo e o ovo do Batman. Os ovos não se tornaram menos saudáveis do que em anos anteriores, mas agora são obrigados a divulgar suas características nutricionais mais claramente. Além disso, os consumidores podem esperar encontrar ovos de Páscoa mais caros nos supermercados este ano.
Os alimentos devem ser rotulados com avisos na parte frontal da embalagem quando a composição exceder os limites estabelecidos pelas normas da Anvisa, que são:
Açúcar adicionado: 15g ou mais por 100g de alimento sólido e 7,5 g ou mais por 100 ml de alimento líquido;
Gordura saturada: 6g ou mais por 100g de alimento sólido e 3g ou mais por 100 ml de alimento líquido;
Sódio: 600mg ou mais por 100 g de alimento sólido e 300mg ou mais por 100 ml de alimento líquido.
A nova rotulagem de alimentos no Brasil traz informações mais claras sobre a quantidade de açúcar adicionado nos produtos, o que ajuda a guiar o consumidor em suas escolhas alimentares.
A nutricionista Elisabeth Chiari destaca que os valores adotados pela Anvisa são altos e que o novo rótulo ajuda a evitar o consumo excessivo de açúcar, que está associado a doenças crônicas como diabetes e obesidade.
A supervisora técnica do Idec, Laís Amaral, avalia que a Páscoa será uma boa oportunidade para o consumidor se habituar à novidade. Além disso, a tabela nutricional dos alimentos também foi reformulada pela Anvisa, e a presença de aditivos alimentares deve ser evitada, pois denota produtos ultraprocessados associados a doenças crônicas.
Da redação, Djhessica Monteiro.
Fonte: O Tempo.