Começou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, e você sabia que é possível destinar parte dele diretamente ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos? No vídeo abaixo é ensinado o passo a passo para fazer essa destinação.
A aplicação do dinheiro destinado a fundos de amparo a esses grupos é decidida por conselhos formados por representantes da sociedade civil e poder público. Esses conselhos também fiscalizam a aplicação dos recursos.
Edenilson Durães, contador e ex-presidente da CMDCA, apresenta no vídeo estatísticas sobre destinação do dinheiro disponível aos fundos feita ano passado no Brasil: apenas 3% dos R$ 4,82 bilhões foram destinados a Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 1,6% do mesmo montante a Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.
A destinação é feita atraves do programa da declaração do imposto de renda. É preciso optar pelo modelo completo da declaração.
Após preencher toda a declaração, quem tiver imposto a pagar terá o valor doado integralmente deduzido e aqueles com direito a restituição o receberão devidamente corrigido. Veja como é simples fazer a destinação:
http://www.youtube.com/watch?v=hOIo5W02TMc
(Produção do vídeo: Receita Federal em Montes Claros MG, CRC MG e Ministério Público de MG)
Da Redação com Receita Federal – Sete Lagoas/MG