Está disponível desde a últma terça-feira (04) um novo serviço que presta orientação e encaminhamento de denúncias de violência contra mulheres: o Ligue 180 oferece agora atendimento também pelo WhatsApp. A atendente virtual chamada Pagu inicialmente mostra diversas opções de ajuda, mas a qualquer momento é possível acionar uma atendente da central, que é composta apenas por mulheres desde março.
O Ligue 180 oferece atendimento pelo telefone e WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o país. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou clicar neste link.
O Ministério das Mulheres afirma que anteriormente, o atendimento sobre violência contra mulheres era realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, através do Disque 100, mas agora, com a separação dos serviços, o Ministério poderá coletar dados sobre violência contra a mulher por meio do WhatsApp para serem utilizados na formulação de políticas públicas.
O nome da assistente virtual deste serviço, a Pagu, é uma homenagem a Patrícia Rehder Galvão que possuía esse mesmo apelido. Patrícia foi escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista, tendo defendido direitos das mulheres e criticado o papel conservador feminino na sociedade durante toda sua vida. Ela faleceu em 1962 aos 52 anos vítima de um câncer.
Da Redação com Agência Brasil