Com o Dia das Mães se aproximando, muitas pessoas estão fazendo compras online. Para garantir uma compra segura e evitar golpes virtuais, é importante tomar medidas como utilizar apenas o cartão virtual, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui e não clicar em links suspeitos. Além disso, é preciso verificar se o site é seguro e conferir a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Em caso de problemas, é necessário agir rapidamente e registrar a reclamação no site da empresa, além de comunicar o banco em caso de fraude em conta bancária ou cartão de crédito. Manter o antivírus atualizado e verificar o extrato frequentemente também são importantes para evitar surpresas.
O Dia das Mães está chegando e o comércio brasileiro já se prepara para essa importante data do primeiro semestre, que será comemorada no dia 14 de maio. Devido à pandemia, muitas pessoas estão optando por fazer suas compras em plataformas digitais para evitar sair de casa. No entanto, é fundamental tomar cuidados para garantir uma compra segura e não cair em golpes virtuais ao fazer uma compra em uma plataforma de e-commerce.
Segundo Fellipe Guimarães, consultor internacional especialista em inteligência de dados e transformação digital, é importante ter cuidado ao fazer compras online, seja em sites, aplicativos, redes sociais ou WhatsApp. Algumas medidas simples, como utilizar apenas o cartão virtual (que expira após um determinado período), verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, conferir a URL do site e verificar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, podem prevenir problemas graves.
Confira algumas medidas para evitar golpes durante as compras do Dia das Mães:
- Sempre prefira sites conhecidos e verifique a barra de endereços para garantir que o site é o verdadeiro.
- Observe se há um cadeado de segurança no início da barra de endereços para confirmar que é um site seguro.
- Se for pagar com cartão, utilize a versão virtual disponível nos aplicativos dos bancos e evite usar os dados do cartão físico.
- Antes de digitar os dados, verifique se continua no ambiente da loja virtual.
- Procure as redes sociais da loja e leia comentários recentes para avaliar se há muitas reclamações de atraso na entrega ou outros problemas.
- Desconfie de preços muito abaixo do valor real do produto.
- Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail ou direct message.
- Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
- Observe a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto e, se os dados não baterem, não siga com o pagamento.
Se mesmo com todos os cuidados algo acontecer, é preciso agir rapidamente. Veja o que fazer:
- Registre imediatamente a reclamação no site da empresa e recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.
- Registre a reclamação em sites de consumidores, como o Reclame Aqui, e no site do Procon/Ministério da Justiça.
- Caso haja fraude em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
- Mantenha seu antivírus sempre atualizado para bloquear programas maliciosos.
- Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.
- Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.
Da redação com O Tempo.