Em função do baixo desempenho em avaliação realizada pelo Ministério da Educação MEC, cerca de 25% dos cursos superiores brasileiros deixarão de contar com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O programa permite o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares. De acordo com o MEC, em uma escala de 1 a 5, essas instituições tiveram nota 2. Ao todo, 1.696 cursos deixarão de participar do Fies.
Atualmente, de três em cada dez alunos estudam com algum tipo de bolsa. Ainda de acordo com a pasta, os cursos técnicos foram o que mais registraram a queda do finaciamennto. Das 1.106 faculdades que oferecem esse tipo de curso, 952 tiveram nota inferior a 3 – o equivalente a 86%. Dos cursos que perderam o direito de participar do Fies, 56% são tecnológicos.
Vale lembrar que de acordo com ministério, a exclusão vele apenas para novos contratos. Alunos que já fazem parte do programa continuarão a ter o benefício garantido até concluírem seus estudos. A punição foi determinada em uma nova lei do Fies que entrou em vigor no ano passado. A lista com o nome das faculdades estará disponível no site do MEC. O endereço é www.mec.gov.br
da redação com informações do MEC