O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para a circulação de notícias falsas sobre o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas. Segundo o órgão, não há nenhuma previsão de antecipação do benefício para o ano de 2024.
O INSS informou que tem desmentido repetidamente as informações falsas em suas redes sociais. O órgão acredita que essas notícias estão sendo divulgadas para gerar cliques, o que é conhecido como “clickbait”.
O pagamento do 13º salário de 2023 foi antecipado e pago nos meses de maio e junho deste ano. A antecipação custou R$ 62,6 bilhões e atendeu a 30 milhões de beneficiários. Tradicionalmente, o valor é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e em novembro.
{module[1495]}
O INSS informou que vai acionar a Justiça para retirar os conteúdos falsos de sites e outras plataformas, como o YouTube. A Procuradoria Federal Especializada já está de posse de endereços eletrônicos para solicitar judicialmente a retirada dessas publicações.
Quem tem direito ao 13º salário?
Têm direito ao 13º salário os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2023.
O valor do 13º salário é calculado com base no valor do benefício recebido em dezembro de 2023. Para quem recebe até um salário mínimo, o valor do 13º salário é de R$ 1.320. Para quem recebe acima do salário mínimo, o valor é calculado de acordo com o reajuste do benefício.
O 13º salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira paga entre maio e junho e a segunda paga entre agosto e novembro
Da redação