Com a folia do Carnaval se aproximando, a alegria toma conta das ruas. Para muitos foliões, a festa também inclui o consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas e consumir produtos falsificados, que podem colocar a saúde em risco.
- Preços baixos: desconfie!
Ofertas tentadoras com preços muito abaixo do mercado podem ser um sinal de alerta. Desconfie de doses de whisky ou outras bebidas a preços irrealisticamente baixos, pois podem ser falsificadas e conter ingredientes nocivos à saúde.
- Nível do líquido: atenção aos detalhes
As garrafas de bebidas originais possuem um nível de líquido padronizado. Se encontrar uma garrafa “lacrada” com o nível muito alto ou baixo, desconfie. Isso pode indicar que a bebida não é original ou que a garrafa já foi aberta e adulterada.
- Lojas de confiança: priorize a segurança
Para evitar problemas, procure comprar suas bebidas em supermercados ou distribuidoras de confiança. Opte por ambulantes credenciados pelas autoridades e evite comprar de vendedores desconhecidos ou em locais сомнительными.
- Cheiro forte: um sinal de alerta
Bebidas falsificadas frequentemente apresentam um cheiro forte e desagradável de álcool, facilmente perceptível. Se sentir um odor estranho na sua bebida, o melhor é descartá-la e não se arriscar.
- Lacres e rótulos: examine com atenção
Destilados como whiskies e gins geralmente possuem o selo do Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) colado na tampa. A ausência do selo pode indicar falsificação ou contrabando. Além disso, examine o rótulo da lata ou garrafa com cuidado, buscando por erros de português ou outros defeitos que indiquem adulteração.
Da redação
Fonte: Itatiaia