Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas (BA), município da região metropolitana de Salvador, ocorreu uma cena inusitada: dois vereadores trocaram socos. A agressão entre os parlamentares foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Casa Legislativa.
As imagens mostram Loxa Lopes (PP) brigando com Gabriel Bandarra Joffily de Souza, conhecido como Tenóbio (União Brasil). A confusão teve início após Tenóbio acusar a presidente da Câmara, Naide Brito (PT), de ter “mentido de maneira descarada”. O discurso também era direcionado à prefeita Moema Gramacho (PT), a quem o vereador faz oposição.
Loxa Lopes não ficou satisfeito e fez um discurso exaltado, chegando a soco na mesa que dividia com o outro vereador. Ele afirmou: “Quando você desqualifica uma senhora chamando de descarada, está desqualificando a pessoa. Não está desqualificando a parlamentar não. Descarada quer dizer sem vergonha, desavergonhada. Gente, sai do normal do Parlamento, sai do normal da educação”. E acrescentou: “Se fosse minha mulher ou minha filha, não terminava a frase”.
Os dois vereadores continuaram discutindo e, em seguida, Lopes deu um tapa em Tenóbio, dizendo: “Descarado é o senhor”. A briga se intensificou, com socos e tapas, até que outros colegas e seguranças conseguiram contê-los. Veja o vídeo:
Vereadores trocam socos em sessão transmitida ao vivo em Câmara na Bahia. Outros parlamentares e seguranças separaram a briga e a sessão foi encerrada pic.twitter.com/cmF3xHkngW
— Sete Lagoas.com.br (@SeteLagoas) February 29, 2024
Tenóbio relatou em seu perfil no Instagram que não é a primeira vez que sofre “agressões políticas” dos adversários e que os ataques aumentaram depois que ele se declarou pré-candidato à prefeitura. O vereador registrou um boletim de ocorrência na 23ª Delegacia de Polícia, em Lauro de Freitas.
O vereador Loxa Lopes foi procurado para comentar o caso, mas até o momento desta reportagem, não se pronunciou. A Câmara Municipal de Lauro de Freitas também não respondeu aos contatos.
Da Redação com Correio do Povo