Segunda-feira, 1º de abril, marca não apenas o “Dia da Mentira”, mas também o final de um período prolongado de descanso para muitos brasileiros. Com o fim da Sexta-feira Santa, que unida ao final de semana proporcionou um período de folga de três dias para muitos trabalhadores, as pessoas já estão de olho na próxima oportunidade para relaxar.
No entanto, a notícia não é tão animadora, e não se trata de uma brincadeira típica do Dia da Mentira: o próximo feriado nacional prolongado está marcado apenas para novembro.
Se observarmos o calendário brasileiro: O Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, é o próximo feriado nacional que cairá em uma sexta-feira. Antes disso, há algumas pausas em quartas-feiras e muitas nos finais de semana, conforme o calendário do Governo Federal.
Um exemplo disso é o próximo feriado, dia 21 de abril, o Dia de Tiradentes, que será no domingo. Já o Dia do Trabalhador, 1º de maio, ocorrerá no meio da semana, em uma quarta-feira, o que dificulta a possibilidade de uma folga prolongada.
Ao todo, sete feriados cairão em fins de semana ou em quartas-feiras este ano. São eles: Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Dia do Trabalhador, Consciência Negra e Natal.
Existe uma esperança de folga no final de maio, com o Corpus Christi, que ocorrerá em uma quinta-feira. Entretanto, não é considerado um feriado nacional, apenas um ponto facultativo. Portanto, cada cidade e estado pode adotar suas próprias regras a esse respeito.
Além disso, muitos municípios têm seus próprios feriados locais, válidos apenas para aquela cidade específica. Nestes casos, é estabelecido que os serviços essenciais continuem funcionando normalmente.
Da Redação com OTempo