Dias após ter anunciado que o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado ainda neste ano, a presidente Dilma Rousseff veio a público novamente e disse que o programa deverá começar em março.
Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela afirmou que a ideia é ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.
Segundo Dilma, o programa será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico, mas não tem como pagar.
A ajuda será feita por meio de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com a presidenta, vai fazer parte do Pronatec.
No anuncio, Dilma afirma que o governo pretende ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral, em um turno, onde o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão. Já para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.
Dilma afirmou que a intenção é que o estudante do ensino médio possa ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. A presidente disse ainda que o governo está criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico “debaixo do braço”, explicou.
da redação com informações da Agencia Brasil