A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza ao longo desta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, uma audiência pública para discutir a proposta de proibição da venda de inibidores de apetite.
São avaliados remédios que contêm sibutramina e também os chamados anorexígenos anfetamínicos, que têm em sua composição as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol.
A Anvisa defende que os riscos provocados pelos inibidores de apetite superam os benefícios ao pacientes. A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de outubro de 2010.
Em nota, publicada em seu site oficial, a agência informou que o órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.
A nota afirma ainda que esses medicamentos não são comercializados em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco aos usuários.
A discussão, porém, não foi bem aceita pelas entidades que representam especialistas em obesidade. Eles alegam que o tratamento será prejudicado caso a proposta vire norma.
Participam da discussão, além da Diretoria Colegiada da Anvisa, representantes de profissionais de saúde e farmacêuticos e do Ministério da Saúde. Para acompanhar a audiência pública basta acessar o site da Anvisa por meio do www.portal.anvisa.gov.br
da redação com informações da Anvisa