Logo

Sete Lagoas mobilizada em ato público em favor das APAEs, nesse sábado

Querendo servir de exemplo para várias outras cidades do Estado e também do Brasil, Sete Lagoas finaliza os preparativos para o grande ato público que está marcado para esse sábado, 9, a partir das 9h, na praça da feirinha, no Centro, em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAEs. Já estão confirmados vários shows musicais, intervenções artísticas e muito mais.

Se aprovado, projeto tiraria repasses para as APAEs, o que acarretaria no fechamento das instituições / Foto: Marcelo Paiva  Se aprovado, projeto tiraria repasses para as APAEs, o que acarretaria no fechamento das instituições / Foto: Marcelo Paiva

A movimentação é para que as APAEs não deixem de receber recursos do Governo Federal como contempla um projeto apresentado pelo senador José Pimentel do PT do Ceará. A proposta do senador prevê o fim do repasse a essas entidades de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, FUNDEB, a partir de 2016, o que pode acarretar com o fim dessas instituições que sobrevivem com esses recursos e doações.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e está sendo analisado por comissões do Senado antes de ser colocado em votação. Se não for aprovada pelos senadores, a matéria voltará para a Câmara e assim, com forte pressão popular, terá mais chances de ser reprovada pelos parlamentares. “Conversei com o senador Paim (Paulo) e ele me garantiu que está contra a proposta, talvez até venha no ato. Ele falou que vai lutar contra”, anunciou Marcio Reinaldo durante uma das reuniões preparatórias para o evento.

APAE de sete Lagoas conta com mais de 100 funcionários cedidos através do repasse que pode sere cortado / Foto: Marcelo PaivaAPAE de sete Lagoas conta com mais de 100 funcionários cedidos através do repasse que pode sere cortado / Foto: Marcelo Paiva

Com bom acesso em Brasília, Reinaldo tenta viabilizar a presença de autoridades de vários segmentos. O Dep. Federal Romário que tem uma filha excepcional enviou um vídeo (veja abaixo) que será exibido no Ato Público afirmando que apoia a iniciativa. Como o projeto que altera a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, PNE, está no Senado para ser votado, o prefeito quer contar também com a presença dos senadores por Minas Gerais, Aécio Neves, Clésio Andrade e Zezé Perrela. A esperança é que os políticos se sensibilizem com a causa e consigam convencer a maioria dos 81 senadores a votarem contra a matéria.

A prefeitura já adesivou carros com a campanha “Minas abraça as APAEs” e espalha a realização do ato nas redes sociais, a ideia é que pessoas de vários segmentos compareçam. Um abaixo assinado está circulando a alguns dias em diversos pontos da cidade para recolher assinaturas das pessoas contrárias è medida. O documento será enviado aos senadores em Brasília na tentativa de convencê-los a votarem contra a proposta. A matéria está tramitando em comissões do Senado e ainda não tem data para ser colocada em votação.





Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks