Logo

Com chegada do período chuvoso moradores da José Duarte de Paiva estão apreensivos

Estão previstas pancadas de chuvas para os próximos quinze dias em Sete Lagoas. O tempo fica instável e haverá alterações entre períodos de sol e pancadas de chuva. A previsão preocupa já que a Rua José Duarte de Paiva vira um rio quando chove na cidade.

Tiago Nunes enviou para o SeteLagoas.com.br um vídeo que mostra o local após uma chuva forte. A água descia a via com muita força e um motorista se esforçou para não ter seu carro levado pela correnteza. O vídeo é do dia 17 de outubro deste ano (confira no fim da página).

Na última semana, após chover muito na terça, 5, moradores ficaram apreensivos com a situação que se repetiu. Ana Carolina Cardoso registrou o momento em que a água estava acima do nível da calçada.

Foto: Ana Carolina Cardoso / Reprodução FacebookFoto: Ana Carolina Cardoso / Reprodução Facebook

Algumas ruas de Sete Lagoas chegam a ficar intransitáveis para pedestres e motoristas durante o período das chuvas e a atenção para evitar acidentes deve começar com a eliminação de pequenos maus hábitos.

De acordo com uma moradora que preferiu não se identificar, "na José Duarte de Paiva sempre foi assim. Quando começa a chover já fico com medo", conta.

O lixo mal direcionado, jogado no chão, ou descartado em dias onde não há coleta no local termina por entupir bueiros e boca de lobos e dificultam o escoamento da água. A máxima de que “não se deve jogar lixo no chão” é tão conhecida quanto ignorada e o resultado pode gerar prejuízos a toda população.

O gerente de operações da Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas, Codesel, Carlos Alberto, o Chinês, conta que apesar da limpeza constante dos bueiros assim que um ciclo de limpeza é terminado, precisa ser recomeçado porque o entupimento é constante. Segundo o gerente o trabalho tem sido reforçado próximo ao período chuvoso, mas muitos bairros, em que a limpeza já foi realizada, o trabalho terá de ser refeito. 

O Conselho Comunitário da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Sete Lagoas, COMDEC, se reuniu para traçar algumas ações durante o período chuvoso. O coordenador municipal de Defesa Civil, Coronel Sílvio Augusto de Carvalho, falou sobre a importância da atuação do Conselho que requer o envolvimento de parcerias com a sociedade.

Segundo ele, é importante cada um fazer a sua parte para que os resultados sejam satisfatórios. “Não é preciso ocorrer primeiro uma tragédia para desenvolver as ações. É necessário, antes de tudo, ter a noção dos riscos e a participação de todos os seguimentos”, ressaltou.

Dentro da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, há uma área voltada para a Defesa Civil com funcionários para receber e orientar as pessoas. O contato para a Defesa Civil deve ser feito através do telefone 3773-3196 ou pelo email defesacivil@setelagoas.mg.gov.br.



Por Nayara Souza e Juliana Nunes



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks