Logo

Pesquisa coloca Sete Lagoas entre as 30 cidades com maior número de homicídio do Estado

Em dez anos, o número de homicídios registrados em Minas Gerais cresceu 52,3%, segundo dados do Mapa da Violência, AQUI, que considerou os crimes cometidos em todo país entre 2002 e 2012. Lançada no mês de julho, a pesquisa mostra que o aumento é quatro vezes maior do que a variação média nacional, de 13,4%. Na comparação com outros estados do Sudeste, Minas teve o maior crescimento no número de assassinatos no período. 

Reginaldo foi morto em maio atingido por quatro tiros, no Montreal / Foto: Marcelo PaivaReginaldo foi morto em maio atingido por quatro tiros, no Montreal / Foto: Marcelo Paiva

Segundo dados da pesquisa, as cinco cidades mais violentas do Estado são, na ordem: São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Teixeiras, Governador Valadares e Esmeraldas. Sete Lagoas está na 30° posição em Minas com 35,2 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. A taxa de referência adotada pela Organização das Nações Unidas, ONU, é de 10 mortes para cada 100 mil habitantes.

Durante os quatro anos em que foi realizada a pesquisa, 282 pessoas foram assassinadas na cidade e 4.535 em todo o Estado. Em todos os anos os números subiram em Sete Lagoas e em 2012 foram registradas 77 mortes. Em 2011 o número foi de 75 contra 52 homicídios em 2010. No ano de 2009 foram 49 mortes e no início do estudo, em 2008, foram registrados 29 homicídios.

Considerando-se apenas a população jovem, a estatística é preocupante. Em uma década, criminosos tiravam a vida de 24.521 pessoas com idade de 15 a 29 anos, o que equivale a mais da metade, 56,4%, do total de vítimas de algum tipo de violência no estado. Novamente, um índice bem maior do que a média nacional, de 8,7%. A Polícia Militar da cidade não divulga informações com dados e os números de homicídios registrados até agora durante este ano. 

Uma das mortes registradas este ano foi a de Reginaldo de Oliveira Abreu (foto). Com passagens por tráfico, Reginaldo foi morto depois de ser atingido por quatro tiros na esquina das ruas das Rosas com Palmeiras, no bairro Montreal, no mês de maio.



Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks