Logo

Especialistas ministram curso para colaboradores das casas inscritas no Festival Enogastronômico

Na noite de segunda-feira, 1, a organização do Festival Enogastronômico 2014 ofereceu um curso para os garçons e proprietários das casas participantes do Foto ilustrativa / www.lorangerie.com.brFoto ilustrativa / www.lorangerie.com.brevento. Ministraram palestras o Chef especialista em cozinha internacional Henrique Burd, consultor do festival enogastronômico e a Sommelier Kaili Oliveira que ensinou aos presentes diversas técnicas para realização do serviço do vinho com excelência.

Henrique Burd falou das características principais que um prato deve ter, da importância dos sabores e texturas na busca pela harmonização perfeita. “A textura apresenta um papel fundamental no sucesso de um prato”, ressaltou Burd. O Chef também comparou a harmonização entre prato e vinho a um casamento, “precisa estar em equilíbrio”.

Kaili Oliveira falou das taças adequadas para cada tipo de vinho, da quantidade que deve ser servida ao cliente, da importância e obrigatoriedade da apresentação do vinho, dentre outros detalhes.

Os presentes aproveitaram para tirar dúvidas e conversar com os dois consultores nessa etapa final de preparação do prato enogastronômico. Considerando que sabores, aromas, texturas e cores podem ser similares ou contrastantes os restaurantes fecham os últimos detalhes para o circuito de degustações que acontece em outubro na cidade.

Também estiveram presentes no encontro os seis jurados técnicos que ficarão encarregados de analisar critérios específicos das harmonizações inscritas na Sommelier fala sobre serviço do vinho / Foto: Juliana NunesSommelier fala sobre serviço do vinho / Foto: Juliana Nunescompetição. Em breve mais informações sobre a segunda edição do Festival Enogastronômico de Sete Lagoas e sobre os jurados que terão a difícil tarefa de eleger o melhor prato enogastronômico da cidade.

Ao fim do evento Marcelo Marani, proprietário da pizzaria A Francesinha, que participou da primeira edição do evento, reforçou a importância do Festival Enogastronômico para a casa. Na primeira edição o empresário desenvolveu a pizza Margherita Gourmet que se tornou sucesso absoluto e determinou a linha de frente do restaurante. “É uma grande oportunidade para nós. É claro que gostamos de ganhar, de ser o melhor. Na primeira edição, apesar do terceiro lugar, ganhei mais do que isso, ganhei novos clientes e movimento o ano todo”, ressaltou Marani.

por Juliana Nunes

 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks