Logo

Tramitando em Sete Lagoas, multa por desperdício de água já é realidade em várias cidades de Minas

Em análise pelas comissões da Câmara, projeto de lei que prevê multa para quem for flagrado em gasto abusivo de água já foi colocado em outras cidades do Estado que passam por problemas no abastecimento. Em Formiga (Centro-Oeste), por exemplo, quem for flagrado desperdiçando água, como lavar a calçada e o carro com mangueira, pode ser multado em até R$ 180, conforme decreto da prefeitura. Em uma semana mais de 500 notificações foram expedidas.

Multa será aplicada em quem lavar calçada com mangueira / Foto: Recebida via WhatsAppMulta será aplicada em quem lavar calçada com mangueira / Foto: Recebida via WhatsApp

Em Sete Lagoas, o projeto de autoria do vereador Caramelo, PT, proíbe aos proprietários ou responsáveis pela administração do imóvel utilizar água potável para lavação de calçadas. A limpeza deverá ser feita por varrição, aspiração e outros recursos que não utilizem a lavação. Os infratores serão notificados e depois multados no valor de R$ 250.

O objetivo, óbvio, é evitar o desperdício de água que é agravado pelo tempo extremamente seco. Em estudo pelos parlamentares, o projeto ainda não tem previsão de entrada na pauta para ser apreciado.

Para se ter ideia do tamanho do problema, na cidade de Oliveira (Centro-Oeste), as aulas na rede pública foram suspensas há uma semana, afetando cerca de sete mil alunos, e só devem ser retomadas em 20 de outubro. A medida, segundo o prefeito João da Madalena, foi necessária porque há risco de não ter água suficiente para a limpeza das escolas.

por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks