Menu

Conheça algumas startups de Sete Lagoas e saiba mais sobre empreendedorismo e inovação

O Brasil vive em 2018, o melhor ano da história das startups. O portal de análises Crunchbase listou vários acontecimentos que mostram a evolução de negócios inovadores no País.

As startups têm se destacado na geração de empregos/ Foto: Reprodução InternetAs startups têm se destacado na geração de empregos/ Foto: Reprodução Internet

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento.

A associação ressalta que, em 2011, as startups eram novidade no Brasil, mas grupos começaram a se formar em algumas cidades e foram se conectando para expandir um movimento que ainda estava nascendo.

Segundo a ABStartups, atualmente no Brasil, só as scale-ups (aquelas que crescem com base em um modelo de negócio escalável) são responsáveis por 50% da geração de empregos.

Sete Lagoas

A cidade está se transformando em um polo empreendedor e alcançando destaque no mercado de negócios inovadores.

Um dos exemplos é o Santa Helena Valley (SHV), um movimento surgido em 2015 em Sete Lagoas com o objetivo de ser referência no desenvolvimento da inovação, da educação e cultura empreendedora e do ecossistema de startups da região.

Conheça algumas startups de Sete Lagoas

DNA DA EDUCAÇÃO - ACELERADORA DE CARREIRAS

Criada pelas empreendedoras Fernanda Verdolin e Elziane Campos, a startup Aceleradora de Carreiras desenvolveu soluções de carreiras e empregabilidade inéditas para o setor de Educação Superior. Nascida no ecossistema de inovação Santa Helena Valley, a empresa criou uma plataforma, também chamada Aceleradora de Carreiras, que impacta diretamente o estudante e a instituição de ensino superior.

Para o aluno, a plataforma é uma ferramenta de autogestão de carreira com testes comportamentais que prepara o estudante para o futuro do trabalho; para a instituição de ensino superior, é um dashboard (painel de indicadores) da empregabilidade do estudante que funciona como um poderoso instrumento de diferenciação para captação e retenção de alunos. Do outro lado da ponta, ainda tem uma parte para as empresas que precisam de ajuda para recrutar e selecionar as pessoas. Elas passam a ter à sua disposição um valioso banco de talentos universitários com informações legitimadas pela tecnologia blockchain (que valida os registros), além de um filtro capaz de identificar as competências comportamentais, personalidade, interesses e valores do estudante.

Clique AQUI para saber mais sobre a DNA. 

TANGERIN - GESTÃO EMPRESARIAL INTELIGENTE

Tangerin é um software online, no modelo de serviço (SaaS) e ofertada em nuvem, que ajuda a organizar processos internos e potencializar estratégias de marketing e vendas de empresas que querem melhorar sua participação no mercado. Integrando o melhor das últimas tecnologias (como CRM, Automação de Marketing, SMS Marketing, Landing Page e Campanhas de Marketing), a Tangerin desenvolve uma gestão comercial eficiente e lucrativa.

Observando a necessidade de evoluir os processos e ferramentas utilizadas anteriormente para a gestão de negócios, visto que as planilhas e até mesmo a maioria dos softwares naquela época eram limitados, Misael Soares, desenvolvedor web, criou um sistema de Finanças - o primeiro módulo do que conhecemos hoje como Tangerin, lá em 2012. O módulo de compras e o módulo de vendas (CRM) foram criados posteriormente e logo o sistema foi ganhando a forma que têm hoje. Anos depois, Misael Soares e Bruno Dias, publicitário e especialista em Marketing Digital, tornaram-se sócios. Foi aí que a ferramenta ganhou um de seus principais módulos: o de Marketing. Apesar de já ser utilizada por alguns clientes desde 2012, a plataforma Tangerin foi lançada oficialmente em 25 agosto de 2018, no Encontro Empresarial de Sete Lagoas.

Clique AQUI para saber mais sobre a Tangerin.

#PARTIU DOAR SANGUE

A #Partiudoarsangue é uma plataforma que ajuda a salvar vidas conectando doadores de sangue com os bancos de sangue e com as pessoas que precisam de doação. Doadores se cadastram, por meio do site e do aplicativo, e são notificados quando algum banco de sangue ou alguma pessoa cadastra uma solicitação de doação. Além disso, o sistema gerencia as doações e fornece informações sobre o processo de doação, os locais onde pode doar, dentre outras coisas.

O projeto completou dois anos no dia 25 de novembro, que é também o dia Nacional do Doador de Sangue. Já existem mais de sete mil doadores cadastrados e mais de oito mil pessoas já foram atendidas com as doações registradas na plataforma.

Clique AQUI para saber mais sobre a #Partiudoarsangue. 

PACÍFICA

O projeto foi idealizado por estudantes de Direito do Unifemm. O fundamento da Pacífica é realizar conciliação e mediação jurídica entre partes que se encontram em conflito, de forma online e por meio de videoconferências. Assim, um mediador/conciliador poderá realizar a sessão entre ambas por meio da plataforma, induzindo ao diálogo e busca de entendimento e solução. O método é extremamente viável visto que, trabalhando com casos menores e em que é possível estabelecer um acordo, é dispensável acessar o Poder judiciário, e os clientes podem resolver os impasses com menor dispêndio de tempo e dinheiro.

Em outubro de 2018, o Startup Weekend, um evento de inovação, possibilitou que em 54 horas de imersão, os desenvolvedores tirassem a ideia do papel. O projeto alcançou o terceiro lugar na competição. Desde então, os idealizadores se uniram a outras pessoas, um estudante de História e um desenvolvedor da área de gestão tecnológica, e deram prosseguimento aos trabalhos. A startup intermediou um casal de clientes com problemas de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, que por meio da ação da Pacífica, chegou a um acordo e conseguiu estabelecer uma solução viável para ambos.

Clique AQUI para saber mais sobre a Pacífica.

MIMUAI

A MIMUAI é uma startup de adornos infantis, um sonho idealizado em família. É composta por três mulheres, mãe e filhas, que compartilham o mesmo interesse pelo universo infantil. Observando a falta de artigos modernos e descolados para a decoração dos quartinhos das crianças, Edilma, Marcella e Isabella, resolveram criar a MIMUAI, em junho de 2018. Com um olhar detalhista, a staturp busca atender às necessidades das famílias e das crianças, unindo modernidade, aconchego e criatividade.

Um dos diferencias do projeto é que a maior parte dos produtos é feita à mão e por isso, são exclusivos e únicos. Seguindo essa onda do personalizado, a empresa conquistou um público seleto. Os produtos já foram espalhados de norte a sul do Brasil, mas a maioria dos clientes ainda está em Minas, principalmente no Triângulo Mineiro. Atualmente, as ferramentas para venda são os aplicativos Instagram e WhatasApp. Para 2019, o objetivo é aumentar o catálogo de produtos para além do artesanal, mas sem deixar a personalização de lado.

Clique AQUI para saber mais sobre a MIMUAI.

SRV TECNOLOGIA

A startup busca soluções tecnológicas para empresas seguradoras, oferecendo inovação e gestão dentro de vários processos nas áreas de humanas, internet das coisas, inteligência artificial, rastreamento e localização. O objetivo é monitorar o transporte de cargas, desde a origem até o destino dos produtos. A ação também contribui para a redução significativa do prejuízo com roubo de carga e produtos falsificados no Brasil e no mundo.

Kleber de Paulo e Darlan Alves são os empreendedores responsáveis pela startup. O projeto nasceu quando Kleber foi inserido em um grupo de potenciais empreendedores, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sete Lagoas, Bruno Violante. No grupo, Kleber encontrou o primeiro parceiro para o projeto.

YOUUP

A YouUp, fundada em 2016, tem como sócios Elziane Campos (coach, psicóloga, mestre e doutora em educação de carreiras protagonistas) e Túlio Oliveira (engenheiro da computação e mestre em Modelagem Matemática e Computacional).

A plataforma possibilita o desenvolvimento de carreiras, por meio de cursos online (trilhas de auto-coaching) e atividades que direcionam a pessoa na identificação de respostas sem a necessidade direta de um coaching.

Clique AQUI para saber mais sobre a YouUp.

Startups são empresas em fase inicial com potencial de rápido crescimento/ Foto: Reprodução InternetStartups são empresas em fase inicial com potencial de rápido crescimento/ Foto: Reprodução Internet

Por Nubya Oliveira com SHV



Publicidade

+ Cidades

Supermercado Santa Helena Celebra 50 Anos com Festival de Música em Sete Lagoas

Supermercado Santa Helena Celebra 50 Anos com Festival de Música em Sete Lagoas

No último fim de semana, o estacionamento do Shopping Sete Lagoas se transformou em palco para a grande celebração dos 5...

Sete Lagoas: trabalhador soterrado em silo de minério é resgatado

Sete Lagoas: trabalhador soterrado em silo de minério é resgatado

Um trabalhador foi resgatado com vida após ser soterrado em um silo de minério em uma siderúrgica na manhã desta segunda...

Sete Lagoas: telhas originais da Catedral de Santo Antônio são transformadas em obras de arte para leilão em prol da reforma

Sete Lagoas: telhas originais da Catedral de Santo Antônio são transformadas em obras de arte para leilão em prol da ref…

Artistas e benfeitores setelagoanos se uniram em torno de um projeto: converter telhas originais da Catedral de Santo An...

Motociclista morre em acidente próximo à Arena do Jacaré

Motociclista morre em acidente próximo à Arena do Jacaré

Um homem de 32 anos, identificado como Rafael de Almeida Ferreira, faleceu na noite desse sábado (20) após um acidente d...

Sete Lagoas: confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22)

Sete Lagoas: confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22)

Para aqueles que planejam suas atividades nesta segunda-feira (22), o céu se apresentará predominantemente limpo ao long...

Caminhão bate em coletivo na BR 040 em Esmeraldas; cinco vítimas são transportadas para Sete Lagoas

Caminhão bate em coletivo na BR 040 em Esmeraldas; cinco vítimas são transportadas para Sete Lagoas

Uma colisão entre caminhão e um ônibus da linha metropolitana 6576 (BH/Andiroba) resultou em pelo menos 10 passageiros f...

Confira a previsão do tempo de sábado (20) e domingo (21) em Sete Lagoas

Confira a previsão do tempo de sábado (20) e domingo (21) em Sete Lagoas

De acordo com o Clima Tempo, hoje teremos um dia ensolarado com algumas nuvens e sem previsão de chuva. A temperatura mí...

Novo Refeitório Popular será instalado junto à Câmara Municipal de Sete Lagoas

Novo Refeitório Popular será instalado junto à Câmara Municipal de Sete Lagoas

Na última semana, foi firmado um convênio de mútua cooperação entre a Câmara Municipal de Sete Lagoas e a Prefeitura Mun...

Guarda Municipal remove veículos abandonados em vias públicas de Sete Lagoas

Guarda Municipal remove veículos abandonados em vias públicas de Sete Lagoas

A Guarda Municipal de Sete Lagoas está realizando operações para acabar com um problema que gera risco à segurança e saú...

Programa Provias7L vai acabar com ocorrências críticas na rua Amaral Gurgel no período chuvoso

Programa Provias7L vai acabar com ocorrências críticas na rua Amaral Gurgel no período chuvoso

O Provias7l, maior programa de recuperação de ruas e avenidas da história de Sete Lagoas, envolve obras de infraestrutur...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos