Logo

Onça-pintada é encontrada morta na estrada de Fidalgo, em Pedro Leopoldo

Um filhote de onça-pintada foi encontrado morto na estrada que dá acesso ao bairro Fidalgo, em Pedro Leopoldo. O registro da descoberta foi feito em um vídeo, compartilhado em grupos de WhatsApp na manha desta segunda-feira (02). A suspeita é de que ele tenha sido atropelado na via.

Foto: Reprodução/Redes sociaisFoto: Reprodução/Redes sociais

Na gravação, o autor do vídeo cita a estrada de Pedro Leopoldo. “Para quem diz que nessa região não tem (onça). Um filhote de onça foi atropelado aqui no caminho de Fidalgo. Essa ainda era filhotinho, a mãe deve estar por perto”, disse o responsável pela gravação, que não foi identificado.

Existem, de fato, onças-pintadas na RMBH?

O ambientalista Denis Valério, responsável por inúmeros resgates de animais na região, afirmou que sim. Ele mesmo disse ter visto, em 2010 e 2011, uma onça-parda e uma onça-pintada. “Quando trabalhava de vigilante na Lafarge vi uma onça-parda. Um ano depois, na região de Mocambeiro, flagrei uma onça-pintada. Já existem estudos que comprovam a existência de grandes felinos na nossa região. O que aconteceu na estrada de Fidalgo é em decorrência dos incêndios florestais que destruíram os habitats desses animais, obrigando-os a procurar alimentos em outras áreas”, disse.

O que se deve fazer ao encontrar uma onça?

Segundo Denis, é importante deixar o animal seguir seu caminho. “Geralmente não atacam seres humanos desde que não estejam ameaçados. Ao deparar com um felino, levante os braços para parecer ainda maior, e nunca corra. Se uma pessoa tentar correr vai disparar no animal o instinto de caça e, aí sim, a onça vai atrás”, explicou.

Sobre a Onça

A Onça-pintada, também chamada de Jaguar, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois dos tigres e dos leões. Trata-se de um animal predador (que está no topo da cadeia alimentar), carnívoro e vertebrado. Pertence à ordem carnívora e à família felidae. Infelizmente, é um dos animas que está na lista dos mais ameaçados de extinção.

Com Por Dentro de Tudo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks