Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/setelagoas/plugins/system/tagz/tagz.php on line 214

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/setelagoas/plugins/system/tagz/tagz.php on line 217
Moradores denunciam morte de peixes na Lagoa José Félix
Logo

Moradores denunciam morte de peixes na Lagoa José Félix

Moradores denunciaram, nesta semana, a morte de peixes na Lagoa José Félix, também conhecida como Lagoa do Clube Náutico, no bairro Boa Vista em Sete Lagoas. Em vídeo enviado por meio de redes sociais, uma moradora alerta: "Pessoal, essas tilápias que estão aparecendo mortas aqui são da Lagoa José Félix. Para quem gosta de pescar e comer, acho bom dar uma 'observadinha', viu? Pode ser que tenha alguma coisa mais séria acontecendo por aí".

Foto: Reprodução/WhatsAppFoto: Reprodução/WhatsApp

A equipe do SeteLagoas.com.br esteve no local durante a semana e verificou a morte de diversos peixes do tipo tilápia às margens da lagoa.

Para esclarecer a mortandade desses peixes, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sete Lagoas. Por meio de nota, enviada no fim da tarde dessa quinta-feira (23), a equipe da pasta apresentou as possíveis causas.

De acordo com o corpo técnico da Secretaria, existem diversos fatores que podem contribuir para a ocorrência. Um deles seria o aumento de matéria orgânica que as lagoas vêm recebendo devido ao período de chuvas intensas. Com o acúmulo, ocorre a eutrofização, "uma multiplicação excessiva de algas que consomem o oxigênio de forma considerável, o que ocasiona a diminuição da qualidade da água", explica a nota.

O acesso à Lagoa José Félix, "devido à intervenção de particulares", também é citado como empecilho, além da "probabilidade de haver lançamento ilegal de esgoto, o que já é objeto de investigação por essa secretaria".

A elevação da temperatura do ambiente também seria uma das razões, já que "pode interferir nas propriedades da água, podendo causar a morte de peixes e microrganismos presentes no local". De acordo com a nota, a cidade de Sete Lagoas, nos últimos três meses, chegou a registrar temperaturas com esse potencial de dano.

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio

Além disso, a nota esclarece sobre a alteração na coloração da água da Lagoa Paulino, no centro da cidade. A principal causa seria o carreamento de materiais devido às chuvas, além da já citada eutrofização, que influencia na turbidez da água.

Segundo a Secretaria, foram realizados testes em quatro amostras retiradas da Lagoa Paulino, cujos resultados não apresentaram anormalidade. Outros testes estão agendados para a Lagoa José Félix e Lagoa Paulino com o objetivo de verificar possíveis irregularidades e buscar melhorias.

A Secretaria destaca que "a pesca e outras atividades são proibidas por força de Decreto, de número 4066 de 2010". Segundo o decreto, "fica proibida a prática de qualquer atividade de pesca, coleta e consumo de organismos aquáticos, uso de água ou práticas desportivas que impliquem banho ou contato com a água".

Ainda que a prática seja proibida, a Secretaria ressalta que "devido aos fatores relatados na nota, o peixe que se encontra nas lagoas é considerado impróprio para o consumo".

Leia a íntegra da nota de esclarecimento.

Gabriela Ramos




Publicidade
Publicidade

© Copyright 2008 - 2020 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks