Menu

Se liga: vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta em Sete Lagoas

Terminam, na próxima sexta-feira, 20, as campanhas de vacinação contra poliomielite, sarampo e multivacinação. Em Sete Lagoas ainda é baixo o balanço do público alvo imunizado e as doses estão disponíveis em 19 salas de vacinação instaladas em unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

O prazo das campanhas seria finalizado no dia 29 de outubro, mas de acordo com o Governo de Minas, a prorrogação teve o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e evitar as doenças.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Em Sete Lagoas, a campanha contra o sarampo para pessoas entre 20 e 49 anos ainda está abaixo de 20% do público estimado. Já a campanha contra poliomielite vacinou 6.497 crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, o que representa 59,64%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças nesta faixa etária.

“Os pais e responsáveis pela criança ou adolescente que não tiverem a caderneta de vacinação também devem procurar a unidade de saúde, onde uma outra caderneta será providenciada”, explica Guilherme Abreu Menezes,

Referência Técnica de Imunização do Município.

Poliomielite

Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. Em Minas Gerais, o último caso da doença foi registrado em 1987, em Santa Maria de Itabira. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado. As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Multivacinação

A campanha de multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas menores de 15 anos de idade. Entre as vacinas disponíveis na campanha, estão:

- BCG, que previne a tuberculose
- Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus e influenza B
- Rotavírus humano, contra a diarreia
- Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite
- Meningocócica C e ACWY, contra meningites
- Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela
- Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens
- Hepatite A
- Febre amarela

Unidades de Saúde com salas de vacinação em Sete Lagoas (8h às 16h30): CS Várzea, CS Santo Antônio, CS Santa Luzia, CS Manoa, CS Orozimbo Macedo, CS Progresso, CS São João, CS Montreal, UBS Belo Vale, UBS Luxemburgo, UBS Cidade de Deus, ESF Alvorada, ESF Esperança, ESF Catarina, ESF CDI, ESF Eldorado, ESF Fazenda Velha, ESF Barreiro e ESF Itapuã II.

Da Redação com Ascom PMSL




Publicidade

Links patrocinados