Logo

Óleo de cozinha: Qual o método ideal para descarte? / Coluna / Pedro Machado / Meio Ambiente

O óleo de cozinha é uma mistura de substâncias (ácidos graxos insaturados) que não apresenta solubilidade alguma na água, pois ele é apolar, e a água, polar. Assim, sempre que o óleo entra em contato com água, não ocorre a sua dissolução, e eles ficam separados em virtude da diferença de densidade.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo de óleos vegetais no Brasil se situa em torno de três bilhões de litros ao ano, e a estimativa é que, de cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle.

As redes coletoras de esgoto são feitas para conduzir apenas dejetos líquidos. Apesar de o óleo ter a consistência líquida, uma vez que ele se mistura com a água, se solidifica e faz com que a tubulação fique obstruída, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento.

Isso significa que boa parte desse resíduo chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas.

Algumas pessoas realizam o descarte do óleo colocando-o dentro de sacos de lixo. Isso também não é correto porque, à medida que entra em contato com o solo, o óleo impermeabiliza o terreno, impedindo que a água se infiltre. Isso piora em situações de enchentes, além de que o resíduo carregado pela chuva se acumula às margens dos rios.

Reciclagem

A reciclagem do produto é uma saída sustentável para o problema. Existem diversas finalidades para o óleo de cozinha usado. Entre elas estão a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. É só escolher a melhor opção e reutilizar o óleo para minimizar os impactos negativos que ele causa no planeta!

Qual o método ideal para descarte?

O descarte e a coleta de forma correta do óleo de cozinha, é feito através da garrafa pet. Mas atenção, ela deve ser entregue nos pontos de coleta da sua cidade.

A quem tiver interesse em contribuir para reciclagem do óleo de cozinha, poderá ser entregue ao endereço Av.Professor Abeylard n° 4845, bairro JK (próximo ao Splendore Eventos) no horário de 08:00 as 16:00 horas de segunda à sexta-feira.

Referência Bibliográfica

https://abiove.org.br/

Pedro Machado trabalha na área da qualidade e meio ambiente no setor siderúrgico. É graduado em Engenharia Ambiental (UNIFEMM) e atualmente está no último semestre de Engenharia Química (UNIFEMM). Possui certificação Lean Seis Sigma – Yellow Belt.
Instagram Profissional: @pedromachado.eng
Email: pedromachado.mg@gmail.com



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks