Logo

Águas de Chuva / Coluna / Pedro Machado / Meio Ambiente

Na maioria das regiões do Brasil estão vivendo uma crise hídrica em decorrência da ausência de chuvas e do iminente esvaziamento dos mananciais e reservatórios. Os noticiários, todos os dias, mostram as consequências da falta de água e apresentam soluções possíveis para aliviar esse problema. No entanto, nunca é demais reforçar essas iniciativas e dar dicas para evitar o desperdício, contribuindo para o melhor aproveitamento da água em casa, não é mesmo? Pois foi pensando nisso que resolvi listar aqui algumas sugestões super práticas e eficientes para o reuso doméstico da água.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Use a água da máquina de lavar

Você sabia que a máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gasta água em uma residência? Sendo assim, vale a pena criar sistemas de reutilização da água proveniente da lavagem de roupas. Assim, em vez de direcionar a mangueira da máquina para o descarte de água ainda aproveitável para a pia, direcione-a para recipientes destinados ao reuso dessa água para a lavagem de carros, calçadas, quintais e descargas. Essa simples medida já pode diminuir o desperdício em até 50%!

Reaproveite água da chuva

Quando chover, posicione bacias e baldes para fazer a captação desse bem tão precioso. Hoje em dia existem sistemas de reuso elaborados feitos com caixas d’água, mangueiras e outros mecanismos. E que tal explorar seu lado inventor para criar suas próprias soluções de reutilização? Vale destacar, porém, que a água da chuva não é apropriada para o consumo, mas pode ser usada para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagem de carros e assim por diante.

Outra opção bacana que, aos poucos, está se tornando popular, é instalar sistemas de captação de água da chuva nos telhados. Nesse caso, a água pode ser absorvida e direcionada para cisternas e para um posterior processo de decantação e cloração. Depois de passar por essas etapas, a água pode ser reaproveitada em tarefas que não exigem o uso de água potável.

Pedro Machado trabalha na área da qualidade e meio ambiente no setor siderúrgico. É graduado em Engenharia Ambiental (UNIFEMM) e atualmente está no último semestre de Engenharia Química (UNIFEMM). Possui certificação Lean Seis Sigma – Yellow Belt.
Instagram Profissional: @pedromachado.eng
Email: pedromachado.mg@gmail.com



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks