Logo

Caminhos de Rosa em 2022 será feito de coração em nova edição da ultramaratona

A ultramaratona Caminhos de Rosa que estava paralisada devido a pandemia de Covid-19 já tem percurso, modalidades e datas para acontecer neste ano de 2022.

Foto: CordisNotíciasFoto: CordisNotícias

Neste ano, o tema é "Uma edição feita de coração", originário da etimologia híbrida da palavra Cordisburgo: cordis, do latim, coração; burgo, do alemão,vila ou cidade.

A proposta da Caminhos de Rosa este ano é Saúde, relacionada a crescente presença de pessoas em eventos esportivos, seja corrida, bicicleta e caminhadas. Enfim, todo mundo se despertou para a importância de se levantar do sofá. O mais importante hoje não é o desempenho, mas a participação. A cada dia vemos mais pessoas em busca de novos desafios, vivências e experiências.

O caminho, além de esportivo é cultural. Este foi inspirado no caminho que serviu de estímulo para João Guimarães Rosa escrever o grande clássico Grande Sertão: Veredas. Foi baseado no que viveu enquanto o percorria que ele escreveu o melhor romance brasileiro do século passado, conquistando admiradores em todo o mundo.

A partir deste ano, o foco das atrações passa a ser Paraopeba, utilizando da FLONA, segunda maior floresta urbana do país, com exceção da Peregrinação que continua com chegada no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

O evento é organizado pelo reconhecido esportista André Zumzum.

São seis categorias dividas em datas distintas:

Peregrinação - 08 a 16 de Julho: Peregrinação à pé por 177km pelo sertão mineiro, percorrendo parte do cenário do livro Grande Sertão: Veredas, saindo de Andrequicé e passando por Buritizinho, Morro da Garça, Fazenda Recanto do Morro, Curvelo, Fazenda Paulista e encerrando em Cordisburgo.
Mountain Bike - 20 de Agosto: Percurso de bicicleta do tipo Mountain Bike em dois percursos: 300Km (Saindo de Três Marias) e 170Km (Saindo de Morro da Garça), com chegada em Paraopeba. Possui as categorias Solo e Dupla.
Gravel - 20 de Agosto: Percurso de bicicleta do tipo Gravel em dois percursos: 300Km (Saindo de Três Marias) e 170Km (Saindo de Morro da Garça), com chegada em Paraopeba. Possui as categorias Solo e Dupla.
Ciclista Raiz - 20 de Agosto: Percurso de 170Km (Saindo de Morro da Garça), utilizando bicicletas do tipo Barra Circular e Barra Forte, sem marchas.
Ultra Maratona - 7 a 10 de Setembro: Percursos de 64Km e 93Km (Saindo de Paraopeba), 170Km (Saindo de Morro da Garça) e 253Km (Saindo de Três Marias), em uma corrida pela paisagem do sertão mineiro. Possui as categorias Solo e Ombro a ombro.
Meia Maratona - 10 de Setembro: Percursos de 7Km, 16Km e 20Km (Saindo de Paraopeba), em corrida pela paisagem do sertão mineiro.

No dia 19 de agosto a Prefeitura de Três Marias apresentará o espetáculo João, Joãozinho, Joãozito - o menino encantado.

No dia 20 de agosto é a vez da Prefeitura de Morro da Garça realizar a apresentação do grupo de percussão musical municipal. Na mesma data, a Prefeitura de Paraopeba irá realizar barraquinhas com apresentação de grupos folclóricos e roda de viola, além de encontro infantil.

No dia 09 de setembro, sexta-feira, ainda haverá um festival cultural em Paraopeba, com missa, apresentação de grupos folclóricos e roda de viola.

 

Como novidade, este ano haverá a realização de Caminhada Ecoliterária e Pedalada Ecoliterária, contando com estações culturais, com narração de trechos de Grande Sertão: Veredas. O espetáculo é uma peça apresentada in loco pelo Grupo Caminhos do Sertão.

Ainda, este é o único campeonato de Ultramaratona de MTB do mundo reconhecido por uma entidade esportiva, realizado em parceria com a Federação Mineira de Ciclismo, desde 2015 sendo reconhecido como Campeonato Mineiro de Ultramaratona.

Ainda há várias novidades que ainda serão divulgadas ao público pela comissão organizadora do evento.

Esta é uma edição com pensamento ecológico, integração entre homens, mulheres, crianças, idosos, entre outros.

Maiores informações como mapa dos percursos, orientações, programação completa e inscrições podem ser obtidas através do site www.caminhosderosa.com.br.

Com CordisNotícias



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks