O milho é o tema de análise da chamada Árvore do Conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, sistema desenvolvido com o objetivo de reunir e oferecer, de maneira mais simples e, ao mesmo tempo, completa, informações sobre diversos tipos de produção.
Segundo o editor-técnico do conteúdo da Árvore do Conhecimento Milho, pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), o acervo faz parte de cerca de dois anos de trabalho, do qual participaram mais de 50 pesquisadores da Unidade e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ).
Irrigação, colheita, tratos culturais, pragas e doenças, manejo de solo, insumos e equipamentos, custos e rentabilidade são alguns dos aspectos abordados e pela publicação.
Há também links para conteúdos de outras instituições, que oferecem mais informações de suporte sobre o tema, como o Centro de Inteligência do Milho (CIMilho), desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No material podem ser encontrados dados atualizados sobre safras, estoques públicos de grãos, além de leilões eletrônicos. Os informes produzidos pela Embrapa Milho e Sorgo também estão disponíveis na home, com destaque para o Grão em Grão e o Informe CIMilho.
Assim como as árvores do conhecimento Caju, Ovinos de Corte e Mangaba, a do Milho também vai atender os objetivos do Programa Mais Alimentos, do qual a Embrapa participa como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em apoio à agricultura familiar e à assistência técnica e extensão rural.
Os temas desse programa estão relacionados às atividades agropecuárias da pequena produção e são importantes por contribuírem para o aumento da produtividade no campo.
Desde o início de 2011, esta é a sexta árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, um produto de informação desenvolvido há 10 anos pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), em conjunto com as demais Unidades de Pesquisa da Embrapa.
Hoje, são ao todo 20 árvores de cultivos (Açaí, Arroz, Banana, Caju, Cana-de-Açúcar, Castanha-do-Brasil, Centeio, Feijão, Manga, Mangaba, Milho e Trigo); de criações (Agronegócio do Leite, Ovinos de Corte e Suínos); e temáticas (Agricultura e Meio Ambiente, Bioma Cerrado, Espécies Arbóreas da Amazônia, Espécies Arbóreas Brasileiras e Reprodução animal) O conteúndo pode ser acessado na Agência de Informação Embrapa. O endereço é www.embrapa.br/agencia .
da redação com informações da Embrapa