No mesmo dia em que se comemora o dia Internacional do Consumidor, realizado no dia 15 de março, o Movimento das Donas de Casa de Sete Lagoas (MDC-SL) também comemora a atuação na cidade por meio do trabalho de orientação das donas de casa e consumidores.
Fundado em Minas no ano de 1983, pela então presidente Lúcia Pacífico, o movimento mineiro, chegou em Sete Lagoas em 1997. Agora, a atual presidente, Ethel Elaine de Castro conta que o MDC-SL, que há dois meses tem sua sede localizada na Rodoviária, está se reestruturando para melhor atender aos seus cerca de 100 associados.
Para os próximos meses a previsão é que sejam feitas pesquisas de orientação aos consumidores, sendo que a primeira deverá antecipar o Dia das Mães.
Ethel reforça ainda que o objetivo de ações como essa é promover a orientação dos consumidores quanto aos seus direitos. “O movimento orienta não só donas de casa, mas todos os consumidores. A gente fala das donas de casa, porque às vezes elas vêem um problema como, por exemplo, no preço de um fubá e muita das vezes elas tem vergonha de ir ao Procon reclamar. Com isso, a gente cria um espaço para que todos possam se informar sobre os seus direitos”, explica.
Com uma equipe formada por três pessoas, Ethel afirma que o próximo passo é buscar parcerias com outras entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas para que sejam feitos trabalhos dentro da cidade. “Uma das nossa prioridades será a criação da campanha sobre a Lei dos 15 Minutos. A gente sabe que ela existe mas não tem fiscalização. O que nós queremos é que cada pessoa seja um agente fiscalizador dessa e de outras ações e que o consumidor saiba sobre os seus direitos”, reforça.
Os interessados em participar do Movimento das Donas de Casa podem se filiar. O movimento fica localizado no segundo andar da Rodoviária. Mais informações podem ser obtidas por meio e-mail , mdc.movsetelagoas@yahoo.com.br ou pelo telefone (31)3774-1927.
por Cíntia Rezende