No dia 11 de maio, das 9h às 19h, a Prefeitura de Sete Lagoas apresentará a LDO de 2012 em audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, detalhados as prioridades de cada secretaria. Na avaliação do prefeito Maroca, o encontro será uma boa oportunidade para que seja feita a gestão participativa do orçamento municipal, antes que a LDO seja elaborada na forma de projeto de lei do Executivo.
O prefeito Mário Márcio Maroca, secretários municipais e servidores de todas as secretarias participaram, durante toda a tarde de terça-feira, 3 de maio, do seminário técnico para avaliação de prioridades que serão inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012.
O secretário de Planejamento, Luiz Márcio Cunha Machado, acredita que existe uma responsabilidade grande de cada secretaria em priorizar metas viáveis para o exercício de 2012. “O desafio maior de elencar prioridades municipal está no trabalho que teremos para que a Prefeitura não pulverize os recursos e, ao mesmo tempo, consiga cumprir com as obrigações orçamentárias de custeio da máquina pública, de investimentos e do pagamento da folha de servidores”, diz.
Nadab Abelin, secretário de Governo, explica que será criada uma Câmara de Gestão para acompanhamento da realização das metas e do cumprimento dos prazos das secretarias municipais. “O prefeito Maroca, através da secretaria de governo e da Câmara de Gestão, trabalhará junto de cada secretaria, levantando as dificuldades, debatendo as resoluções e prazos de execução”, afirma o secretário de Governo.
A principal missão de uma LDO é a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social, além dos investimentos do poder público, incluindo o Executivo e o Legislativo. A LDO mantém também sintonia com a Lei Orçamentária Anual (LOA), com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estabelecidas no Plano Plurianual.
com informações da Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas