O produtor e gestor cultural Romulo Avelar ministra, nos dias 3, 4, 10 e 11 de maio, o curso de capacitação para 50 produtores e artistas na área de “Produção e Gestão Cultural”. A formação acontece no auditório da Casa da Cultura, com promoção da Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social.
O curso, que teve inscrições gratuitas e já encerradas, integra a terceira edição do Fórum Municipal de Cultura e pretende aprofundar o trabalho de profissionalização do setor de cultura na cidade. Segundo Romulo Avelar, a superação das dificuldades em se fazer cultura nas cidades do interior, mesmo as de médio porte como Sete Lagoas, deve ser a grande meta da mobilização de artistas e empreendedores culturais. “O caminho coletivo é fundamental. Percebemos que ainda se trabalha a cultura de forma bastante desarticulada. Os recursos existem e crescem rapidamente no cenário nacional, mas falta a prática do coletivo”, afirma o produtor.
Autor do livro “O Avesso da Cena: nota sobre a produção e gestão cultural”, Romulo Avelar ministra cursos na área há 13 anos e traz experiências nas empresas Fiat, MBR e Teatro Alterosa e nas instituições públicas Superintendência de Cultura de Contagem, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria de Estado de Cultura.
Durante o curso promovido por Romulo Avelar, os participantes aprenderão sobre as relações entre artistas e poder público no Brasil, dicas de marketing de relacionamento, etapas de uma produção cultural e a realização de planejamento estratégico para garantir a qualidade na gestão de grupos e entidades.
Com informações da Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas
Foto: Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas