Na manhã desta quinta-feira, 09 de junho, o grupo Brennand convidou a imprensa da cidade para divulgar o seu primeiro mês de comercialização do cimento produzido na fábrica de Sete Lagoas. O presidente executivo da empresa, José Eduardo Ferreira Ramos, fez boa parte da apresentação e destacou a preocupação ambiental da empresa.
Em Sete Lagoas, a marca Nacional já começou a ser vendida em 10 dos 40 estabelecimentos comerciais do ramo. Segundo José Eduardo a intenção é conquistar o público mineiro, mesmo que atualmente a maior parte da produção esteja voltada para São Paulo, que possui grande demanda do material.
Na venda de ensacados a empresa vai trabalhar com três produtos, sendo o CP II-F-32 (Cimento Portland Composto de secagem rápida) o seu carro chefe, vendido em sacos de 50 quilos.
A fábrica custou aproximadamente R$550 milhões e emprega 300 funcionários diretos, gerando aproximadamente 1400 empregos indiretos.
José Eduardo destacou que a unidade foi construída do lado oposto da BR-040 para diminuir o impacto que poderia gerar para a cidade, já que a instalação ficou mais próxima da zona onde já estão instaladas outras indústrias. Por isso, o material extraído na área da mineradora é levado até a fábrica por meio de correias por quase dois quilometros, parte do trecho é feito por baixo da BR-040.
O presidente executivo também explicou que a Brennand tentou realizar um levantamento sobre os salários praticados pelas empresas da região do mesmo ramo e de outras áreas. Entre as 15 empresas com as quais foi feito o contato apenas duas responderam. “Atualmente pagamos os valores de mercado da região metropolitana de Belo Horizonte”, informou.
De acordo com os representantes do grupo, aproximadamente 50% dos 300 funcionários são sete-lagoanos. Perguntados sobre se a cidade teve capacidade de qualificar a mão de obra para atender o empreendimento, a avaliação foi de que a cidade não conseguiu se preparar em tempo, mas que esta é uma deficiência nacional em vários setores e que com o tempo as instituições profissionalizantes e educacionais da região vão conseguir atender a demanda de funcionários da empresa.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cimentonacional.com.br
Fotos: SeteLagoas.com.br e divulgação