Além das atrações da já anunciadas na 45ª Exposete, o evento a feira agropecuária de Sete Lagoas terá como novidade culinária regional com um festival de gastronomia.
O evento promete explorar plantas não-convencionais cultivadas nas hortas comunitárias serão os carros-chefes em pratos especiais. Inhame, hibiscus e flor de capuchinha prometem surpreender o paladar em sorvetes, risotos e linguados no estande conjunto da Emater-MG, Epamig e Unifemm.
No cardápio, ‘linguado com coulis de Hibiscus acompanhado com aligot de Jacatupé’ e ‘risoto de camarão com folhas de Hibiscus’. De sobremesa, um ‘sorbê de Inhame com geléia de Hibiscus’.
A degustação será limitada a sorteio. As inscrições podem ser feitas no espaço montado no Parque de Exposições de Sete Lagoas. A cada dia, serão quatro escolhidos para saborear os pratos às 20h30 e mais quatro às 22 horas.
O evento tem como objetivo estimular o hábito de consumir a hortaliças tradicionais conforme explica a engenheira agrônoma da Emater-MG, Érika Carvalho. “O Estado está montando um banco de plantio de plantas não-convencionais. Em Sete Lagoas, os canteiros estão na fazenda da Epamig e nas hortas comunitárias”, diz Érika.
A iniciativa integra ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que, no ano passado, lançou a cartilha ‘Hortaliças Não-convencionais’ para promover o desenvolvimento sustentável e competitividade do agronegócio brasileiro. O material informativo traz a importância do resgate dessas plantas, dicas de plantio, informações nutricionais e 46 receitas inusitadas.
Em Sete Lagoas, o trabalho de valorização dos sabores e saberes é uma parceria da Prefeitura, agricultores das hortas comunitárias, MAPA, Epamig, Emater-MG, Associação de Agricultores de Bonfim em Três Marias e universidades federais de Viçosa e de São João del-Rei.
O Parque de Exposições fica na Rua José Marçal de Abreu, bairro São Cristóvão. A programação da Exposete pode ser conferida no site www.exposete.com.br .
por Secom/Prefeitura de Sete Lagoas