Sete Lagoas teve uma de suas escolas classificadas entre as 100 melhores colocadas no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010. Na 75° posição, o colégio Cenecista Márcio Paulino, teve como nota final 88,26%, com a participação de mais de 97% dos alunos.
As notas, a serem oficializadas hoje pelo Ministério da Educação (MEC), estão numa escala que varia de 0 a 1.000. Quanto a disciplinas isoladas, o destaque na escola da cidade, foi para a nota de redação, que ficou avaliada em 742.86.
O resultado colocou a cidade na frente de outras instituições de ensino do país. Além da Cenecista estiveram presentes na colocação outras 11 escolas do município, sendo 9 privadas e 2 públicas.
Na rede particular os destaques são o Regina Pacis na 846 posição, O Colégio Caetano 807; Sesi Cat Otoni A.da Costa unidade 579; Colégio Impuso na 365; Colégio Anglo na 848; Alice Maciel na 997ª posição e o Colégio Dom Silvério 1607. Entre as públicas estão a Professor Rousset e a Maurílio de Jesus Peixoto.
O levantamento apontou também que entre as 10 escolas de maior destaque no último Enem, quatro são mineiras. A única instituição pública no grupo das 20 maiores notas do país também é mineira.
O levantamento aponta também que o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, está como o quarto colocado nacional, seguido pelo Colégio Santo Antônio, também da capital.
Em oitavo lugar no ranking está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Coluni, na Zona da Mata, e em décimo, o Coleguium, de BH.
A lista se refere ao desempenho por escola na última edição do Enem, aplicado em novembro do ano passado a 3,2 milhões de candidatos. Pela primeira vez desde a criação do exame, o MEC divulga a taxa de participação dos alunos na prova por instituição de ensino.
Além de Sete Lagoas, a cidade de Matozinhos também entrou no ranking, na 95ª posição. Vale lembrar que neste ano o exame acontece entre os dias 22 e 23 de outubro.
da redação