“Quem aprendeu, aprendeu. Quem não aprendeu, não aprende mais”. Essa é uma frase comum entre os educadores na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não, isso não é terrorismo para com os alunos. Muito pelo contrário: a frase é para estimular os estudantes para que nas horas que antecedem o exame, relaxarem e ficarem bem tranquilos para que o resultado seja positivo. “Nesse momento, o ideal é procurar fazer coisas que dão prazer, além de ter uma noite satisfatória de sono”, alertou o professor de Redação e Literatura, Kaio César Fernandes. Ainda de acordo com o professor, a prova do Enem, especificamente a deste ano, será um verdadeiro teste de paciência. “É importante manter o sangue frio, selecionar bem as questões em ordem de facilidade e caprichar na redação”, acrescentou.
De acordo com a psicóloga Adriana Rodrigues, nesse momento os estudantes devem optar em fazer atividades como massagem relaxante, musicoterapia ou assistir a filmes leves, por exemplo, investindo em manter a cabeça leve. “O apoio da família também é muito importante. É natural que ela cobre um bom rendimento escolar, mas não pode haver pressão”, sugeriu.
A estudante Jéssica Cássia Jesus Pereira, de 18 anos, também acredita que relaxar seja a fórmula ideal. “Estamos nos preparando para as provas desde o primeiro dia de aula. O que me deixa mais segura para fazê-la com tranquilidade é a motivação que estou recebendo ao longo do ano, desde professores, como da escola, de um modo geral, além da família, que é o mais importante. Agora é relaxar”, afirmou.
Matheus Campolina França, de 17 anos, se diz bastante confiante para fazer a prova e acredita que terá sucesso. “Estou trabalhando duro durante todo o ano, tanto intelectualmente, quanto emocionalmente. Durante essa semana procurei por um grupo de orações, fui ao cinema e também conversei com um psicólogo. Com certeza isso tudo me deixou mais tranquilo e seguro”, contou.
O professor Kaio acrescentou ainda que os estudantes devem estar preparados para qual for o resultado final das provas. “Espero que todos tenham um resultado positivo, mas os que não tiverem o retorno conforme o esperado, é importante que não abaixem a cabeça e que toquem a bola para frente. Ano que vem tem mais”, finalizou.
Boa sorte a todos!
por Roberta Lanza