Apesar do temor, o período natalino ainda lidera com ampla margem como principal época de fomento do setor varejista, comparado com épocas como o Dia dos Namorados e o Dias das Crianças. “O 13º salário é destinado, quase em sua totalidade, à aquisição de mercadorias do comércio, porque aumenta o poder de compra do consumidor, além das promoções e do reforço do marketing visual produzido pela decoração natalina”, diz a presidente da CDL.
Segundo dados da associação, setores como o de vestuário, eletrodomésticos, eletro-eletrônicos e perfumes chegam a faturar, no Natal, cerca de 25% do total de suas vendas do ano inteiro. Setores ligados a brinquedos vendem, em média, cerca de 30% do total do ano. Em abril deste ano, a CDL lançou a promoção “Sete Lagoas dá Prêmios o Ano Inteiro”, que distribuiu R$ 22 mil em prêmios durante as cinco primeiras (Dias das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Liquida7). Para o Natal, a entidade oferece uma moto e uma casa no valor de R$ 35 mil reais. Os consumidores que compraram nas etapas anteriores, além dos que comprarão nas lojas participantes, podem concorrer à premiação máxima.
Funcionamento do comércio no Natal
Dia 12 – até as 20 horas.
Dia 13 – até as 18 horas.
Dia 14 – das 9h às 18 h.
Dias 15 a 17 – até as 20 horas.
Dias 18 e 19 – até as 22 horas.
Dia 20 – até as 20 horas.
Dia 21 – das 9h às 18h.
Dias 22 e 23 – até as 22 horas.
Dia 24 – até as 20 horas.
Os policiais também pretendem conscientizar a população, através de impressos e material informativo, sobre a necessidade da auto-proteção e a atitude de alerta em relação a atitudes suspeitas. A PM orienta que seja feito o contato através do 190 ou Disque-Denúncia (181), canais que têm auxiliado a elucidação de casos recentes.
Pablo Pacheco