Um problema frequente em Sete Lagoas e em outras cidades do país está relacionado à faixa de pedestres. Motoristas respeitam a faixa em determinados locais, mas deixam de respeitar em outros trechos da cidade.
Em Sete Lagoas o problema pode ser percebido, em vias como a Rua Monsenhor Messias e a Senhor dos Passos, ambas na região central.
Observando o tráfego na Rua Monsenhor Messias, percebe-se que muitos carros respeitam a passagem dos pedestres na faixa. Apesar de não ser todos, o número de carros que dão passagem no local é muito maior quando se comparado a outros pontos da cidade.
Já o oposto da situação acontece nas recentes faixas de sinalização fixadas na Av. Renato Azeredo em frente à rodoviária. Os carros param no local, até mesmo sobre as faixas e não dão passagem aos pedestres. Outra situação semelhante acontece na Rua Senhor dos Passos. Os motoristas não se preocupam nem um pouco em parar sobre a faixa e dificultar a passagem das pessoas.
Pelas determinações do Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre é o agente mais frágil, e por isso ele deve ser respeitado e observado com atenção. O desrespeito à lei é falta gravíssima, sujeita a sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54.
Cabe à população criar o hábito de agir corretamente, seja enquanto pedestre ou enquanto motorista.
Se por um lado os motoristas reclamam que os pedestres atravessam no meio das ruas e ignoram as faixas, por outro, os pedestres não atravessam nas faixas porque os motoristas não as respeitam.
por Cíntia Rezende e Juliana Nunes