Dentro de poucas semanas Sete Lagoas passará a contar, com um decreto que pretende por fim a um problema seríssimo que causa dor de cabeça nos motoristas da cidade; a falta de vagas para estacionamento na região central.
Segundo Sérgio Coutinho, Autoridade de Trânsito, o espaço físico de estacionamento na área central da cidade há anos é aquém da demanda do município. Ele pontua também que, com o crescimento econômico da cidade, muitas famílias adquiriram carros, e, com isso, o número de veículos em circulação vem crescendo a todo ano.
Atualmente existem 89.740 carros circulando na cidade. “A gente não tem como impedir que as pessoas comprem carros aqui em Sete Lagoas, ainda mais com a expansão econômica que a cidade passa hoje. O que nós podemos fazer é educar e orientar as pessoas, para que façam o uso consciente dos carros”, afirma.
Conforme explicado por Sérgio, hoje são emplacados cerca de 1200 veículos por mês na cidade. A ideia desse decreto é mapear áreas que podem receber o estacionamento rotativo e implementar o serviço. “Nós queremos que as vagas que antes eram ocupadas o dia todo por um trabalhador, a partir de agora, passem a gerar mais espaço para outras pessoas que necessitem do serviço” conclui.
Atuando no setor de vestuário, Suzana Regina França Fonseca conta que desde a inauguração do Shopping Sete Lagoas, transferiu seu comércio para o centro comercial, deixando de atuar na região central da cidade.
Suzana conta que entre os fatores que a motivaram a transferir o comércio foi o fato de não haver estacionamento suficiente para os clientes, mas que hoje não vive o mesmo problema. “Agora, a gente não preocupa com isso. Preocupamos agora em solidificar a marca”, reforça.
Já na semana que vem, servidores da guarda municipal da cidade farão blitzes para orientar os motoristas quanto a importância do uso do estacionamento rotativo, para que não faltem vagas para outras pessoas. A expectativa é que com o decreto, aumente em cerca de 30% o número de vagas na região central e no entorno da cidade.
por Cíntia Rezende