Cerca de 200 funcionários, entre eles operários, organizadores e produção, trabalham na montagem da estrutura que receberá o público na Literata, festa literária de Sete Lagoas, que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro.
Neste ano, o conceito da festa é Literata², onde de acordo com Mário Felipe, um dos organizadores do evento, o objetivo é que a festa tenha tudo em dobro, considerando a proposta de fazer um evento multidisciplinar e interativo.
Na Praça Tiradentes, operários montam uma estrutura para recebimento do público no ambiente externo. No Casarão são montadas tendas de 10 metros, todas redondas, dialogando com a proposta do escritor homenageando deste ano, Fernando Sabino. “Fernando tinha muito do urbano, do concreto em suas obras, então, a gente quis reproduzir esse ambiente nesta edição”, explica.
A estrutura vai receber mostras de filmes, palestras, além de mesas redondas. Neste ano uma das novidades é que a programação acontece ao longo de todo dia, com destaque para a tarde, onde serão exibidos filmes para diversos estudantes da cidade.
Como no ano passado, a campanha de doação de livros chegou a receber livros danificados, neste ano, será feita uma oficina de recuperação dessas e de outras obras, a serem doadas. Ao todo, participarão 22 escritores, entre eles um escritor africano, que virá a cidade falar da importância da literatura e da língua portuguesa no contexto externo.
A festa literária é gratuita, com exceção do Show da Verônica Sabino, que será realizado no Templo 8 e terá consumação mínima.
por Cíntia Rezende