Sete Lagoas dá continuidade a programação que marca a III Semana da Consciência Negra. O evento, reúne apresentações artísticas de hip hop, samba, dança afro, debates, exibição de filmes, e ainda, a V Manifestação Educacional e Cultural pelo Dia Nacional da Consciência Negra, com uma passeata que reúne estudantes e simpatizantes da causa.
Nessa terça (22), em parceria com a II Literata, acontece o show musical 100 anos de Nélson Cavaquinho, com Mestre Saúva e convidados, na Praça Tiradentes.
A Prefeitura realiza, desde junho de 2010, o Projeto Africanidades, para divulgar a importância da presença africana na nossa cultura, com a coordenação do coreógrafo e professor Marcos Miranda.
São aulas de dança, exibição de filmes, passeios culturais, dentre outras atividades, para alunos das escolas municipais CAIC (no Montreal) e Francisca Ferreira de Avelar (no Barreiro de Cima).
Oficinas de Capoeira e a Guarda de Congo do Casarão, no Centro Cultural Nhô-Quim Drummond – Casarão, também são iniciativas do Projeto Africanidades, visando a preservação da nossa memória afro-descendente ao longo do ano.
A realização da III Semana da Consciência Negra é uma atividade cívica, de comemoração obrigatória nos currículos escolares brasileiros. As atividades seguem até o dia 26 de novembro.
Da redação