Em coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete do prefeito Mário Márcio Campolina, foi assinado um contrato para a construção de três novas creches na cidade; uma no Bairro Cidade de Deus, outra no Morro do Claro e uma no Bairro Bouganvile II.
A assinatura do contrato com as construtoras responsáveis, marcou o início do processo de construção dos centros educacionais, que deverão ser concluídos ainda no ano de 2012. Ao todo, serão 600 crianças beneficiadas, sendo 240 no Cidade de Deus, 240 no Bouganvile II e 120 no Morro do Claro.
Ao todo, serão gastos 4,3 milhões em investimentos na educação infantil para as três áreas. A meta, é que outras seis creches sejam construídas, totalizando 9 unidades em Sete Lagoas.
Outro anúncio feito nessa manhã, foi o da construção de um Centro Esportivo, ao lado do local onde será construída a nova sede administrativa. Maroca afirmou que mesmo com a reforma do Ginásio Coberto, a intenção é ampliar a área esportiva da cidade, trazendo grandes times para competir dentro do município. “O Cruzeiro confirmou que vai trazer o Sada para jogar aqui, e por isso a gente precisa de uma estrutura como essa”, reforçou.
Na ocasião, Maroca relatou que mesmo sendo alvo de críticas, seguirá com a mesma linha de gestão política, que de acordo com o prefeito, tem como objetivo criar empregos e investir no funcionalismo. “Para as pessoas, às vezes é mais importante ‘tapar’ os buracos, consertar as ruas. Mas o que nós estamos fazendo, é investir nas pessoas, criar empregos, qualificar o empregado, até porque, hoje, Sete Lagoas tem pouca mão de obra qualificada. Isso que as pessoas têm que entender, nós investimos mais no humano e depois vamos investir no embelezamento da cidade”, desabafou.
Maroca aproveitou a coletiva para explicar o fato de as casas do Bairro Jardins dos Pequis II terem sido entregues sem a devida rede de destinação final do esgoto, que é jogado em um córrego da região. O prefeito afirmou, que a situação da cidade como um todo é semelhante ao das casas do programa Minha Casa Minha Vida, e que a cidade busca a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para direcionar e tratar o resíduo. “Não seria justo a gente não entregar essas casas aos moradores por conta de um problema desses. Hoje a cidade inteira se encontra nessa situação. O que nós temos que fazer é buscar recursos junto ao governo para construir uma ETE, mas isso ainda é muito caro”, reforçou.
Ao todo, serão destinados cerca de R$9 milhões para a realização de obras para a construção de uma adutora de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Durante a coletiva, outro assunto tratado foi o projeto de captação da água do Rio São Francisco, que atualmente se encontra em fase de análise do BNDES.
O prefeito explicou, que com a captação da água, um dos problemas crônicos atuais de Sete Lagoas, que é a falta de abastecimento, será solucionado. Um dos jornalistas presentes na ocasião mencionou o fato de a Iveco ter que solicitar um caminhão pipa para abastecer o lugar. “Nós temos um projeto do Bairro Cidade de Deus que irá resolver a situação de toda região”, afirmou Maroca.
Por último, o prefeito anunciou a obra para construção da Praça dos Esportes e da Cultura, que será viabilizada por meio dos recursos do PAC 2. Ao todo, a construção ficará avaliada em mais de R$2 milhões, sendo que o lugar irá levar o nome do Jornalista e esportista Jorge Maciel. (Confira aqui a matéria sobre a Praça). A assinatura do contrato acontece no próximo dia 16 de dezembro. Já as as obras estão previstas para março de 2012.
por Cíntia Rezende