O Projeto Artecarste – mãos criativas no Circuito das Grutas, realizado em parceria com a Associação do Circuito Turístico das Grutas (ACTG), e a Raízes Consultoria, foi um dos selecionados pela empresa aérea TAM, que desde agosto deste ano, busca por meio de edital, dar apoio para os interessados em apresentar projetos nas áreas de turismo sustentável e de meio ambiente.
O projeto, tem como foco, diversas ações realizadas por meio do Projeto Sumidouro: abraçando nosso parque. A criação do Parque Estadual do Sumidouro, na década de 80, afetou o cotidiano dos moradores de seu entorno, uma vez que estes não poderiam mais desempenhar suas atividades cotidianas e tradicionais (muitas vezes em desacordo com as regras da unidade de conservação). Por isso, o projeto entrou em cena retomando a identidade dos moradores do local.
Já o Projeto Artecarste – mãos criativas no Circuito das Grutas, tem como objetivo divulgar o trabalho dos artesãos da região. Juntamente aos participantes do Projeto Sumidouro, serão selecionados ao todo, 50 artesãos moradores das cidades pertencentes ao Circuito das Grutas, que participarão deste novo projeto.
Haverá ainda a seleção de artesanatos. Os donos dos trabalhos participarão do projeto por meio de cursos para aperfeiçoamento do produto; técnicas para inserir valor agregado ao produto; montagem de um centro de comercialização anexo a um importante ponto turístico da região; formação de grupo gestor; dentre outras ações.
Da redação, com informações do Circuito das Grutas