A Controladoria Municipal de Dengue elaborou um plano de contingência para atuar neste verão, época de maior incidência da dengue em Sete Lagoas.
Segundo dados levantados, em 2010 houve, uma redução de 90% nos casos da doença. Com o plano de contingência, todas as áreas afetadas nas cidades foram mapeadas e os bairros com maior incidência terão uma atenção especial pelas equipes de agentes de saúde que estão nas ruas para fazer o acompanhamento nas residências.
Os bairros em que há um potencial maior de vulnerabilidade para a circulação do vírus da dengue são Jardim Arizona, Santa Luzia, Jardim Europa, Nova Cidade, Henrique Nery, Conjunto Honorina Pontes, Eldorado, Ouro Branco, Jardim Universitário, Santo Antônio, Santa Rosa, São Jorge, São Geraldo, D. Dora, Progresso, Boa Vista e Montreal. A população desses bairros deverá ficar mais atenta, para atuação na luta contra a dengue em toda cidade.
Identificados no município os chamados “pontos quentes”, essas áreas irão necessitar de maior intensificação das ações de controle. Tais áreas serão priorizadas, porém, não significa que áreas menos vulneráveis ficarão descobertas. Equipes estarão nessas localidades para manter baixo o índice de infestação.
Vale reforçar, que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Para mais informações sobre a doença o morador pode ligar para o número 160.
SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas