Há dois meses em atuação na BR-040, entre Sete Lagoas e Belo Horizonte, o Serviço Voluntário de Socorro e Resgate Rodoviário (SERVIR) busca parcerias, para melhorar e viabilizar o atendimento das vítimas de acidentes e motoristas que passam pelas duas cidades.
A equipe de voluntários é composta por 18 pessoas, entre elas técnicos de enfermagem, enfermeiros e socorristas. E equipe conta também com um motorista de ambulância; que conduz um veículo adaptado para atendimento das vítimas nas estradas. O grupo pode ser visto sempre aos domingos das 15h às 21h, quando realiza o atendimento nas estradas. A intenção, é que com o apoio de empresas e de pessoas físicas, os plantões passem a acontecer sempre aos domingos a partir das 12h.
Segundo Ricardo Machado, coordenador operacional da SERVIR, o serviço é de grande valia para quem sofre acidentes na BR-040, principalmente antes da chegada do atendimento feito pelo SAMU ou Corpo de Bombeiros. Ele conta, que um exemplo da importância do serviço pôde ser visto durante o último acidente registrado pelo grupo, ocorrido no último dia 31 de dezembro, envolvendo uma Kombi. No acidente, 10 pessoas ficaram feridas, entre elas três crianças, no Km 482. Ricardo relata, que graças ao atendimento prioritário, uma das crianças feridas pôde ser salva e encaminhada a tempo para o hospital. “Trabalhamos voluntariamente em apoio à PRF, ao SAMU e ao Corpo de Bombeiros, aos domingos e feriados”, informou o coordenador.
Ricardo conta que hoje, o trabalho voluntário sai caro, sendo que, somente de gasolina, são gastos mais de R$800 por mês. Além disso, a equipe tem gastos com talas, esparadrapos, gases e outros objetos, usados para atendimentos das vítimas. Para quem estiver interessado em auxiliar as ações do grupo, basta entrar em contato com o SERVIR por meio dos telefones (31) 2512-9452; (31) 9824-7261 ou (31) 9212-0908 .
Mais informações sobre o trabalho do grupo estão disponíveis no endereço http://www.equipeservir.org/ ou pelo Facebook do SERVIR.
por Cíntia Rezende