Dentro de pouco tempo o trânsito de Sete Lagoas sofrerá novas alterações, conforme já anunciado pela Secretaria de Transporte e Trânsito da cidade.
Uma dessas alterações, é quanto a Rua Benedito Valadares, que receberá um metro de passeio para maior mobilidade dos pedestres. Além disso, a rua passará a ser mão única, com sentido Centro/Bairro.
Outra medida, é quanto a Avenida João Pinheiro, que passará a ser mão única para quem desce a via, no sentido Bairro/Centro. Outra mudança prevista para os próximos dias, é a colocação de um semáforo na Rua Santa Juliana. Já na Rua José Duarte de Paiva, será estabelecido o sentido único, Centro/Bairro, que irá facilitar o trânsito para quem se dirige para o Senac, órgãos judiciais e demais serviços da região.
Mais um via da cidade que também sofrerá intervenção, é a Paulo Frontin, onde será proibida a parada e estacionamentos no local, como forma de estimular os corredores da pista e também desafogar o trânsito na Professor Abeylard. “Nós precisamos de duas pistas livres na Paulo Frontim para melhorar o trânsito na região”, afirma.
As alterações fazem parte do novo projeto de mobilidade urbana, que está sendo colocado em prática, aos poucos pela secretaria. Conforme informado pelo secretario, Caio Valace, a ideia neste momento, é melhorar as estruturas de acesso de motoristas e pedestres dentro da cidade. “Pensar em mobilidade é algo complexo, por isso, a gente vem desenvolvendo diversos projetos para melhorar o trânsito da cidade”, afirma.
O primeiro deles é a retomada do trânsito ao longo da Catedral de Santo Antônio. Além da liberação do trânsito no entorno, serão colocadas faixas elevadas pigmentadas com asfalto para que o tráfego na via seja feito somente por carros de passeio, evitando tráfego de caminhões.
O objetivo, é que o trânsito na Rua Doutor Pena deixe de receber tantos veículos e que, assim, vias como a Avenida Renato Azeredo, próximo a rodoviária, não fiquem congestionadas. Mais um projeto que também receberá o aval da secretaria, é o que prevê uma audiência pública para discutir os problemas do trânsito coletivo na cidade. O evento deverá acontecer após o dia 10 de fevereiro, quando toda população deverá discutir melhorias para o setor.
Na ocasião, serão apresentados os quadros de horários para os coletivos, além da proposta de bilhetagem eletrônica para passageiros e também controle do cumprimento do itinerário dos funcionários das linhas. Apesar do anúncio, ainda não foram estabelecidas as datas para o início das atividades em Sete Lagoas. Conforme explicado por Caio, as alterações serão devidamente explicadas a população, que será orientada por meio de faixas e demais informativos.
por Cíntia Rezende