Sete Lagoas e região se preparam para receber os foliões na próxima semana, data em que se comemora o Carnaval. Uma das opções para quem deseja curtir a festa em uma cidade próxima de Sete Lagoas, é o Carnaval de Pompéu. O evento é organizado em parceria entre a prefeitura e o bloco Reduto.
A brincadeira de amigos entrou para o calendário de eventos da cidade e recebe cerca de 40 mil foliões no feriado prolongado. Neste ano “o lema é 120 horas de curtição em 5 dias. A festa do bloco começa às cinco da tarde e vai até a manhã do dia seguinte”. A programação do Carnaval em Pompéu conta com boate, trios elétricos e shows com famosas bandas e duplas sertanejas.
Outra opção é o Carnaval de Abaeté; o Abaeté Folia. A festa é considerada uma das mais animadas em Minas Gerais, e reúne cerca de 25 mil pessoas nos 5 dias de folia. Um dos destaques do evento é a questão da organização, estrutura, segurança e principalmente pelo público que a frequenta, em sua maioria jovens universitários de todos o estado.
Já em sua sexta edição, os organizadores do Abaeté Folia prometem uma festa ainda maior em 2012, com atrações como 5 ambientes, área de alimentação, espaço Lounge e Boate Taj Mahal.
A cidade de Cachoeira da Prata também se destaca na rota como uma das opções para o Carnaval na região. Nos cinco dias haverão bandas como Swingão do Ghetto e apresentação da banda mole, além das bandas Caravelas, Farol da Barra, Banda Uai, Freaza, além de outras atrações.
De volta após anos sem a sua realização, o Carnaval 2012 de Matozinhos retorna em grande estilo e promete agitar o público que comparecer.
Os foliões ficarão reunidos na Praça Bom Jesus, onde será montada uma arquibancada para desfiles de blocos caricatos, de abadás e escolas de samba. Neste ano, a festa terá como foco resgatar a tradição do evento que esteve paralisado há tempos.A Comissão Organizadora da Prefeitura se reuniu com representantes dos blocos carnavalescos (abadás e caricatos) para saber do interesse de cada um para participação no evento e o apoio necessário para a colocação dos blocos na avenida. Responsáveis pelo carnaval de Mocambeiro também estiverem presentes na reunião para viabilizar a estrutura necessária no Distrito para a festa este ano. A última edição dos desfiles carnavalescos aconteceu no ano de 2007.
Mais uma opção é curtir o Carnaval em Caetanópolis, com o 16° Carnaval de Rua de Caetanópolis. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, as atrações acontecem na Praça São Sebastião, com entrada franca. No sábado se apresentam o do DJ Tiago de Diniz e o Grupo de Pagode. A festa contará ainda, com a participação da banda de Sete Lagoas, Toque de Classe, além de outras tantas atrações.
Em outras regiões do Estado o folião também pode escolher algumas das cidades que fazem parte do Projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado em janeiro, que está em sua terceira edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se unem mais uma vez para promover um Carnaval à moda antiga. Este ano, os municípios esperam aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores.
Para quem for ficar em Sete Lagoas, uma das grandes atrações deste ano são os blocos carnavalescos como o Boca Loka, Estrela Vermelha, Piratas do Samba, Pererê e Boi da Manta, juntamente com a mini Escola de Samba Império Verde e Branco. Um dos destaques para 2012, será o enredo do Bloco Boi da Manta, que fará uma homenagem ao trabalho e a vida do bailarino e coreógrafo sete-lagoano João Cláudio Cunha, falecido em 2011. Outro destaque, é o Bloco Pererê com o enredo “Carnavalizando” que propõe o resgate do brilho e orgulho dos carnavais de outros tempos.
O Bloco Boi da Manta e Pererê informam aos interessados em fazer parte dos blocos que as inscrições são gratuitas e os ensaios estão acontecendo na quadra do Serpaf, Serviço de Promoção ao Menor e à Família, localizado na Avenida Prefeito Alberto Moura 530, bairro Nova Cidade, sempre aos sábados e domingos, a partir das 14h. O bloco ainda disponibiliza um ônibus para levar os foliões, que quiserem participar, até a quadra do Serpaf- aos sábados e domingos – com saída às 14h do CAT JK.
Da redação