O auditório do Unifemm recebe nesta terça-feira, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, a 1ª Consocial, que discute modelos de gestão e a importância da transparência para uma boa administração.
Uma das palestras foi ministrada pela integrante do CGU- Controladoria-Geral da União, Solange A. Tasca Santana. Na ocasião, Solange reforçou a importância de mecanismos de apoio a administração pública que podem ajudar em uma maior transparência da gestão. Um exemplo disso é a criação de Conselhos, que ajudem a fiscalizar as ações das diferentes secretarias, e que também traga para a administração pessoas da sociedade civil. “Os conselhos devem sim ter grande importância, e estar cada vez mais envolvidos com membros da sociedade civil para que as pessoas tenham mais contato com a administração pública e saibam cobrar determinadas ações”, afirma.
Solange afirma também, que em alguns locais os Conselhos estão bem aquém da estrutura de atendimento da população. Ela cita exemplos simples como o fato de onde a atuação dos conselhos é forte e atuante, setores como por exemplo a educação, se interagem mais com a sociedade e com o poder público. “Escolas que recebem o Conselho escolar não enfrentam problemas simples, como o falta de armazenamento correto dos alimentos, além de outros aspectos”, reforça.
Quem também esteve presente nesta primeira fase do evento foi Geraldo Leite, membro do Tribunal de Contas, Mestre em Direito pela UFMG; que também é formado pela Unifemm. Ele chama atenção para a noção apurada do significado da palavra democracia e a importância dentro das atuais formas de administração pública. Um dos pontos levantados durante a palestra é a forma como a liberdade é utilizada e também a defasagem que ela tem dentro de outras formas de governo. “A partir do momento em que você entende bem a noção de liberdade, diferente de desordem, você começa a ter uma noção maior das suas responsabilidades e também dos limites dentro de uma gestão”, diz.
Há 25 anos trabalhando no setor de IPTU em Sete Lagoas, a funcionária pública, Eliane Félix, conta que, apesar do pouco tempo já conseguiu muitas informações importantes, não só para o seu trabalho mas também para faculdade de Administração, cursada hoje. “Eu não sabia muitas informações, mas com a palestra eu pude ter contato com sites e outros dados muito interessantes. Como eu pretendo me especializar em Administração Pública, essa palestra foi um grande incentivo”, avalia.
Quem também gostou dessa primeira parte do evento foi a professora de Química e educação infantil, Irací Aparecida. Assim como Eliane, ela espera se tornar uma Administradora, e por isso, está em busca de mais informações. Sempre em contato com o site da prefeitura, ela conta que, diariamente, busca estar em contato com as informações referentes à administração municipal. Como educadora, ela afirma que achou de grande valia a colocação de Solange, quanto a importância de se investir na educação infantil e no respeito ao limite do próximo. “Se a gente formar cidadãos conscientes, a gente não precisa de fazer ações para o despertar das pessoas quanto ao respeito e consciência do que é público e da importância de uma boa gestão pública. Na minha opinião como educadora, o que nós temos que fazer é investir nas primeiras gerações, na formação de cidadãos mais conscientes”, reforça.
O evento segue na parte da tarde até as 17h. Nesta segunda metade, os participantes irão apresentar ideias de melhorias voltadas para a administração pública mais transparente.