Conforme anunciado pela Prefeitura de Sete Lagoas, uma escala de plantão já foi montada para atender os chamados mais graves. Foram realizadas algumas obras nas redes pluviais e a retirada de cerca de 150 famílias das áreas de risco para o Jardim dos Pequis. Essas ações contribuíram para que Sete Lagoas não sofresse maiores consequências, como as ocorridas no ano passado com os temporais.
Dados da Defesa Civil de Minas Gerais indicam que mais de 170 cidades já decretaram situação de emergência depois de atingidas pelas chuvas de verão. Ao todo, cerca de 54 mil pessoas estão desalojadas e 4.733 desabrigadas. No estado, estima- se que mais de 3,2 milhões de pessoas foram prejudicadas pelas chuvas.
Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, Alírio Mendes Júnior, algumas ações já foram definidas, como equipamentos para os membros de defesa civil, além da efetivação da parceria com o Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas para ações conjuntas. Para isso, foram realizadas diversas reuniões para discutir as estratégias para a cidade.
Para evitar transtornos quando as chuvas de final de verão chegarem, alguns cuidados simples como vistoriar tubos da rede domiciliar, realizar a limpeza, manutenção e reparos de calhas e telhas nos telhados são ações que evitam problemas. Outras ações também podem diminuir os estragos das chuvas, como auxiliar na preservação e manutenção do bom funcionamento dos pontos de captação, como as bocas-de-lobo, redes, galerias e canais de água. Recomenda-se não jogar lixo e entulhos nas ruas.
A Defesa Civil da cidade orienta sobre a água acumulada das chuvas, não se deve cruzar a pé correntes de águas e enxurradas. Além disso não é recomendado passar com veículos em caminhos inundados, também é outra dica que pode evitar alguns acidentes. Trincas em tetos, paredes e pisos, portas e janelas travadas fora do esquadro com dificuldades para abrir e fechar, afundamento de terreno e rompimento de tubulações, também podem ser indícios de problemas nos alicerces e estruturas. Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Da redação, com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas