Em um dos grupos de discussão em redes sociais de Sete Lagoas, foi divulgada a informação de que a cidade poderá ter serviço de Trem Metropolitano até BH e Confins.
A informação também foi publicada hoje no Jornal O Estado de Minas, onde o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes urbanos, Caio Valace, confirmou que a ideia é verídica e que a pasta já está trabalhando em conjunto com a Agência de desenvolvimento da Região Metropolitana de BH para promover a oferta do transporte de passageiros por meio ferroviário entre Sete Lagoas e BH.
Conforme anunciado na publicação, o serviço seria feito a partir da malha ferroviária já existente, fato que permitiria transbordos rodoviários de rápido acesso para o Aeroporto Internacional de Confins e à Cidade Administrativa.
Segundo Caio, o transporte ferroviário de passageiros só será viável “se o tempo de viagem, conforto e tarifa forem competitivos com os meios atualmente disponíveis para os cidadãos setelagoanos”, disse na ocasião. Ele pontua também, que os demais meios de transporte não serão esquecidos em Sete Lagoas.
Para isso, será feita uma Audiência Pública na Assembléia estadual para avaliar o assunto e as melhorias do acesso dos taxistas de Sete Lagoas a toda a região metropolitana de BH, incluindo rodoviárias, estádios e aeroportos, ainda mais com a proximidade da Copa de 2014.
A SELTRANS afirma também que já articula com algumas indústrias para que as locomotivas e vagões de passageiros sejam fabricados em Sete Lagoas de modo a gerar empregos e renda no município por meio da fábrica de locomotivas da Caterpillar.
Da redação, com informações de Rafael Salermo