O Ministério da Educação divulgou na tarde dessa segunda-feira (27) o novo valor do piso salarial nacional dos professores, que será reajustado em 22,22 %. O valor para a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais passa a ser de R$ 1.451.
A decisão é retroativa para primeiro de janeiro deste ano. Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, de 2011, em relação ao valor de 2010.
Em sua página pessoal, o Sindicado da Educação de Sete Lagoas convoca a categoria para uma reunião, que acontecerá nesta quarta-feira (29). Na ocasião, será realizada uma Assembleia a partir das 17h, na subsede do Sind-Ute. Em pauta estarão o reajuste salarial, o novo piso salarial anunciado pelo MEC, a jornada de trabalho acordo com a Lei 11.738/2008, a realização de concurso público e o plano de carreira.
Segundo anunciado pelos servidores da educação, caso as reivindicações não sejam escutadas, a categoria irá fazer uma greve nacional nos dias 14, 15 e 16 de março como forma de protesto.
por Cíntia Rezende