Dias após a instalação das novas lixeiras na Orla da Lagoa Paulino, a secretaria de Meio Ambiente, durante vistoria no local, identificou que quatro das 16 colocadas haviam sido arrancadas por vândalos.
Na manhã do último sábado (10), funcionários da empresa contratada responsável pela limpeza urbana, encontraram no interior da lagoa 2 lixeiras que foram arrancadas e arremessadas na água. Logo em seguida, outras duas hastes foram encontradas sem o cesto, sinalizando mais duas depredações. Em outra ocasião, a secretaria comentou mais um dos frequentes atos de vandalismos, que foram realizados após o início do processo de arborização urbana.
Um dos registros foi em um dos canteiros da Av. Villa Lobos, próximo aos números 1400 e 1482, onde foram quebradas praticamente todas as mudas plantadas pela pasta, sendo atingidas nove mudas em menos de 100m lineares de canteiro central.
Conforme explicado pela secretaria, a substituição arbórea, muitas vezes se faz necessária se tratando de algumas espécies exóticas, invasoras ou até inadequadas para o espaço como, por exemplo, os paus ferros da Av. Villa Lobos. Nessa avenida, as árvores pau-ferro (Caesaupinea ferrea) vêem sendo substituídas gradativamente por mudas de quaresmeiras (Tibouchina granulosa).
Dados da secretaria revelam que, somente em 2011 foi feito o plantio de 96 árvores, sendo que a maioria teve que ser refeita ao longo da Av. Villa Lobos no final do mesmo mês. “Quem depreda árvores está cometendo um crime contra o meio ambiente e contra o patrimônio público. O vandalismo causa prejuízo financeiro e, principalmente, danos à arborização, que faz parte da qualidade de vida de nossa cidade”, reforça a pasta.
Caso alguém tome conhecimento de ato de vandalismo, basta informar a secretaria por meio do telefone (31)3771-9441.
Da redação