Sete Lagoas é destaque na pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Administração de Desenvolvimento Rural da Coreia (RDA, na sigla em inglês), que iniciam um projeto de estudo e produção de sorgo sacarino.
Em todo país, são dois centros de pesquisa, sendo um deles na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas; que cuidará dos estudos agronômicos e a Embrapa Agroenergia, em Brasília (DF) focará o desenvolvimento de processos de produção de etanol de 1ª e 2ª gerações.
Ao todo, dez variedades brasileiras de sorgo sacarino foram selecionadas pela Embrapa Milho e Sorgo e serão encaminhas à Coreia para plantio no território daquele país. As variedades serão acompanhadas nos dois países. Com isso, a equipe coreana selecionará outros dez locais para plantio nos dois países e irão comparar os resultados.
Num segundo momento, cada uma das 20 variedades estudadas agronomicamente pelos dois países será testada para produção de etanol 1G e 2G. Visitas de cientistas brasileiros à Coreia e vice-versa estão previstas no projeto. A pesquisa deve durar dois anos e é financiada com recursos de ambos os países.
Da redação