Sete Lagoas começa a receber dentro de pouco tempo as ações do projeto Cidades do Futuro, para viabilizar a instalação dos primeiros medidores inteligentes. Conforme anunciado pela Cemig, a partir de julho deste ano serão instalados 3.800 novos aparelhos de testes em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a Cemig, responsável pelo projeto, os medidores inteligentes possibilitam o gerenciamento do consumo de energia elétrica ao longo do dia. Com isso o consumidor poderá monitorar o consumo de energia dos equipamentos utilizados evitando altos custos com a conta de luz.
Para Daniel Senna, gestor do projeto Cidades do Futuro, os novos medidores terão aplicativos computacionais para gestão dos gastos. “O consumidor poderá otimizar o uso da energia. Para a Cemig, a implantação de infraestrutura de medição avançada significa um novo patamar de relacionamento com os seus consumidores e um desafio tecnológico vencido.
O projeto piloto ainda vai proporcionar informações importantes de como deverá ser a utilização do medidor inteligente, além de um melhor modelo de tarifação, atualmente em discussão pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
Da redação