Em função do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, que será lembrado no próximo dia 25 de abril, Sete Lagoas deu início na última sexta (13), a diversas ações para marcar a data. Uma delas foi desenvolvida pelo Programa Sete Lagoas com Postura Ambiental, que promoveu uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para discutir o assunto na cidade.
Além disso, foram realizadas no mesmo dia, em parceria com a Polícia Militar, uma série de Blitz Educativa, para orientar os motoristas quanto os perigo do som automotivo fora do normal, em Sete Lagoas. Na ocasião, fiscais da secretaria orientaram os motoristas na orla da Lagoa Paulino, por volta das 23h45 horas. Durante a ação foram tratados temas sobre a legislação e respeito de som automotivo.
Lembrando que Sete Lagoas se prepara para as comemorações deste ano do chamando INAD – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. O evento será lembrado em todo país, como forma de conscientização quanto ao excesso de ruídos produzidos hoje e o cumprimento do limite permitido para emissão dos mesmos.
De acordo com Luciana Thomsen, fonoaudióloga e fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas, hoje “um dos grandes problemas ambientais que Sete Lagoas sofre é a Poluição Sonora”, afirma. Neste ano ela atuará como Coordenadora Estadual do INAD, criado há 18 anos para conscientizar a população sobre os riscos da exposição excessiva ao ruído. Em 2008, o Brasil aderiu à campanha e em 2011 Sete Lagoas iniciou sua participação no evento. Neste ano a ideia é aumentar a abrangência das ações, tanto em âmbito Municipal quanto no âmbito Estadual.
Para isso, serão feitas palestras em escolas, faculdades; blitze educativas; organização de eventos de conscientização popular em logradouros públicos e postos de saúde. A programação completa deverá ser divulgada dentro de poucos dias.
Da redação